| início |

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Grandes portugueses... de gesso

Grupo escultórico do Padrão dos Descobrimentos — pormenor.  Escultor: Leopoldo de Almeida e grupo de operários que trabalhou na passagem a gesso das figuras. Atelier da Avenida da Índia (Lisboa).  Fotógrafo: Estúdio Mário Novais.  Data de produção da fotografia original: 1940.



Soube-se ontem que o goldman Barroso sachsou um patriótico acôrdo... para a França.


 


(Imagem.)


 

3 comentários:

  1. A perfeição como foi esculpida a cabeça, o perfil e o delinear do nariz impecáveis, o pormenor da franja e o resto do cabelo graciosíssimos, o pescoço, a gola, o botão visível que fecha a capa(?) sobre os ombros, tudo nesta cabeça teve um acabamento assombroso. Que aliás se estende ao próprio Monumento dos Descobrimentos que, ele próprio, é uma obra de arte grandiosa e belíssima. Este monumento foi obra de um génio (ou mais do que um) e ficará para a História como tal. E será visitado e apreciado por multidões sucessivas pelos séculos vindouros. Dá gosto passar por lá e parar por momentos para observar aquela maravilha. É exactamente o que eu faço quando me desloco ao C.C.B. e tento arranjar sempre um tempito para dar uma boa olhadela ao Monumento.
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Imagino se ainda há escultores do género por cá. A haver terão de mendigar para viver. Não se valoriza valoriza a estatuária figurativa. Nem se deve ensiná-la nas Belas Artes; para figurar quem? Os heróis da História envergonham; os do presente são surreais...
    O Centro Cavacal de Belém é outro paradigma. Ou o mesmo... Ante os Jerónimos...
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  3. É exactamente como diz, sem tirar nem pôr.
    Maria

    ResponderEliminar