Despejada que foi a Maria Machadão do Bataclan, deu o missal noticioso por cá em prègar contra a pelagem do novo governo do Sítio do Pica-pau Amarelo. A pelagem e o sexo. O anti-racismo em vigor e o feminismo antidiscriminatório vigente não apreciam os caras pálidas governando povos de mestiços e mestiças.
Curioso não se afligirem nunca da pelagem da Maria Machadão nem do molusco antes. Talvez do género e da espécie... políticas.
E curioso na regência de cá não prègarem a falta de nativos da Madeira e dos Açores. Será por um brâmane e uma negra suprirem as quotas editoriais daqueloutros? E já agora, às dos moiros daquém-mar ou dos Galegos de Entre-Douro-e-Minho, também...?
Mapa Escolar de Portugal Continental, VI.ª ed., Porto Editora, 1962.
In Biblioteca da Universidade de Toronto.
Na minha sala de aula na instrução primária havia um mapa destes. CLARO!!!
ResponderEliminarNa minha ainda houve e foi por isso que me lembrei de o procurar.
ResponderEliminarCumpts. :)
O mais triste é que tudo isto é requentado, nada tem de original. Se nos EUA voltassem aos linchamentos num instantinho por cá afiariam as facas. O seu post mostra bem como é ridículo apenas repetir sem pensar.
ResponderEliminarPlaneta dos macacos.
ResponderEliminarCumpts.
Só uma nota: É engano meu ou o mapa - bem conhecido deste obscuro português que sabe bem o que é, ou foi, Portugal - foi modernizado?
ResponderEliminarÉ que pareceu-me ver as moderníssimas auto-estradas criadas especificamente para engordar o porta-moedas dum gabiru que além de delapidar a Fazenda nacional fez o mesmo à nossa bem-amada Língua?
Cumpts
Correcção: Uma análise mais atenta, levou-me a concluir que se trata de estradas nacionais, se bem que não tenha percebido bem o critério da hierarquia com que elas aparecem desenhadas; quer o caro Bic dar-me uma ajuda?
ResponderEliminarAntecipadamente grato e tal, tal, tal..
Cumpts
O critério vai explicitado à esquerda do mapa: itinerários principais, estradas de 1.ª classe, de 2.ª &c. É o plano rodoviário da caderneta do Manuel.
ResponderEliminarLei n.º 2.037, de 19/8/1949, salvo êrro.
Cumpts.