O Diário de Notícias (um diário brasileiro que se publica em Lisboa) traz parangonas hoje como há dias o foro da T.S.F., a inculcar subliminarmente no leitor um fatalismo falacioso sobre o Acordo Ortográfico.
— Eh pá, pois é! Agora os miúdos da primária até ao ciclo preparatório já só sabem escrever assim (se souberem e, se escrever assim fosse saber escrever...)
Todavia o pois é! e agora que já está?! é menos do que quando a asneira foi metida a ferros e logo servida a preceito pelo Diário de Notícias. Houve porventura, então, parangonas insinuantes do género?...
PORTUGUESES ALFABETIZADOS SÓ ESCREVEM PELO ACORDO ORTOGRÁFICO DE 45
Pois parece que não.
Para alfabetizar 9 ou 10 milhões que já só escreviam pelo Acordo Ortográfico de 45 não se levantaram dificuldades. Não obstante ainda arranjaram prestes um facilitador, o Lince. Curiosa tecnologia, que só foi pensada, concebida com diligência e graciosamente outorgada com dinheiro de impostos no propósito de lubrificar todo um povo tornado subitamente analfabeto com o novo Acordo. Calibrá-la agora para endireitar «Alunos até ao 6.º ano [que] já só escrevem pelo Acordo Ortográfico» é que chiu! nem falar.
O Diário de Notícias infelizmente é como dizia o outro — só não muda quem é burro — e nada se pode para consertá-lo. Mas o Lince já alguém consertou de maneira a desfazer documentos em acordês vertendo-os em Português.
Para que conste.
O pobre animal calhou vesgo... Mas nada que um bom par de lunetas não resolvesse. :)
ResponderEliminarO problema é a fauna que nem à chapada...
Pois. O desatino é geral. Fará sentido facultar o Lince consertado?
ResponderEliminarCumpra.
Pois, não sei. Se houver interesse, não vejo porque não...
ResponderEliminarDeixo ao seu critério.
Muito bem. Hei-de prepará-lo.
ResponderEliminar