| início |

terça-feira, 31 de março de 2015

Equação económica (*)

Parafraseando o Dragão, podem gravar na pedra, porque é dito por um americano.



P.I.B. e per capita nas províncias ultramarinas, 1962-1970 (J. Cann, «Counterinsurgency in Africa») -- Exceptuando a Rodésia e a República da África do Sul, o P.I.B. per capita na África portuguesa durante as campanhas do Ultramar excedia o dos outros países da África subsariana.



  Na continuação, o autor diz:



 Em 1965, quatro anos desde o início da guerra, o orçamento da defesa atingia 48% do orçamento geral do Estado. Comparando, este valor superava o doutras nações europeias, do Canadá, ou dos E.U.A.; o segundo mais alto era o dos E.U.A., 42%, seguido do do Reino Unido, 34%. Os analistas, porém, tendem a descurar o contributo das províncias ultramarinas na sua defesa. A soma dos recursos ultramarinos permitiu a Portugal não só poder despender mais como sustentar a defesa por 13 anos. As três províncias contribuíam em 16% do orçamento de defesa no fim do conflito. Este contributo, assim como a ponderação económica do Ultramar, significa que Portugal despenderia na defesa, em média, sòmente c. 28% do seu orçamento, com um pico de 34% em 1968. Estas percentagens mostram um gasto imediato mais sustentado e põem Portugal equitativamente a par dos orçamentos de defesa nacional doutros países. Deve também notar-se que grande porção do orçamento de defesa se destinava a programas de benefício aos povos, na saúde, na educação e na agricultura, contribuindo directamente para o fomento económico da África portuguesa.


(John P. Cann, Counterinsurgency in Africa;The Portuguese Way Of War, Helion, 2012; traduzi eu.)



index.jpg

(*) Para paladinos do novo primado civilizacional da Economia na vida das poleis.

2 comentários:

  1. Joe Bernard31/3/15 20:09

    Ora bem daí tanta inveja, tanta ambição dos americanos e russos!!!
    Depois... deu no que deu.
    Ainda está a dar...

    ResponderEliminar
  2. Cobiça. Vil. Tão cega que nem a fria guerra entre os abutres importava. Quanto mais «terra queimada» tanto melhor rapina. Não foi assim que se ergueu a América e o comunismo?
    Cumpts.

    ResponderEliminar