| início |

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Folhas de alface e santos de pau carunchoso...

 Aqui há dias comentavam-me irònicamente os vinte mil réis:
 -- Com que então, uma folha de alface por um saco plástico!...
 É verdade! Mas o comentário daquela mulher na televisão foi mais certeiro à estupidez governante:
 -- Eu, minha senhora, vou arranjar um baldinho onde juntar o lixo e ao depois despejo-o no balde da cambra, que eu não ganho para sacos plásticos.


20$00 (Chapa 9, Almirante Gago Coutinho)


 De comentários, houve um leitor que se recordou das folhas de alface do almirante Gago Coutinho, mas essas não são do Estado Novo. Nem as do Garcia de Orta. São ambas da III.ª RRepública (o erre sobejante é da roubalheira). Uma manha que adivinho na emissão das notas de 20$00 em 1977, confirmada na emissão de notas de 1978, é a deliberada supressão de imagens de santos (Santo António e Rainha Santa Isabel). Isso e quotas em novas emissões, a maçons e judeus [melhor, cristãos-novos], que são a santa liberdade... -- No verso da chapa 8 (Garcia de Orta) vinha ainda chapada a cara bochechuda do paizinho desta santa. Mesmo encriptada, o povo lá a achou...


20$00 (Chapa 8, Garcia de Orta, verso). Banco de Portugal, 1977


  Acabaram no fim de contas as notas de 20$00 em 1985 e cunharam-se moedas porque a santa liberdade nos consagrara a roubalheira e duas bancarrotas. Vinte mil réis nesse tempo já nem valiam como tostões.





(Notas de 20$00, Ch. 9 -- Almirante Gago Coutinho e Ch. 8 v. -- Garcia de Orta --, do Banco de Portugal, em Moedas.Org)

3 comentários:

  1. Inspector Jaap1/3/15 12:51

    Estes gajos são piores do que o Xerife de Nottingham: até tentam sacar dinheiro dos… Sacos, pois claro; pois claro, também que o tiro lhes vai sair pela culatra pois como a senhora de que fala o caro Bic há uns confortáveis milhares que farão o mesmo e da receita prevista (estes rapazes a prever são do melhor que já vi) arrecadarão para aí 10%, digo eu; mas depois virá outra coisa qualquer para taxar, pois é só isso que eles sabem fazer; é só ler um pouco de história.
    Cumpts
    P.S.: Qual era a nota que tinha a efígie de D. Luiz de Menezes? Muito grato lhe ficarei se me puder(em) dar essa informação.

    ResponderEliminar
  2. Sim. Se não for duma maneira será doutra. O roubo do indígena por via de impostos como método de governo democrático está instituído. É como se queira; o povo é sereno como um rebanho.

    20$00. Chapas 5 e 6 do Banco de Porugal
    (http://moedasorg.planetaclix.pt/notas/bportugal/index.htm).
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  3. Inspector Jaap1/3/15 17:03

    Grato lhe fico eu pela cortesia!
    descobri que, por mais um mistério de "high-tec", um dos meus comentários foi repetido e um outro desapareceu! falta minha?
    Cumpts

    ResponderEliminar