| início |

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Pátio dos Ourives

 Procurava há dias uma leitora através dum recado deixado na Rua de Arroios, 44, se haveria porventura alguém que mostrasse uma imagem do Pátio dos Ourives, pois nascera lá e não havia meio de conseguir uma fotografia do lugar que lhe matasse a saudade.
 Respondi-lhe há pedaço que desconhecia (em boa verdade desconhecia de todo o Pátio dos Ourives), mas que havia de ver...
 Pois bem, o Pátio dos Ourives era na Rua de Arroios, 102-118 e as casas que davam frente para a dita Rua de Arroios são as que se vêem na imagem. Cuido que a entrada do pátio fosse o n.º 110, pelo interior destas casas.
 Do Levantamento da Planta de Lisboa (1910) noto que o Pátio se estendia quase ao leito da Rua António Pedro; a abertura e loteamento desta serventia nesse tempo truncou o primitivo Pátio dos Ourives pelo lado Nascente.
 Dos arquivos da câmara tiro que pelas traseiras (voltadas a Nascente, portanto) do renque de casas que se vêem na fotografia ficariam os n.ºs 1-2 e 9-11 do Pátio dos Ourives; as casas do n.º 3 ao 8 conjecturo que houvessem de conformar o dito pátio pelos quadrantes N e S, prependicularmente à Rua de Arroios; os n.ºs 12-15 cujos quintais confrontariam com as traseiras dos n.ºs 6-8 dariam por sua vez frente para S, dando a forma dum U aberto ppara Nascente ao Pátio dos Ourives. São conjecturas...
 Da consulta rápida aos índices dos processos de obra 36 691, 36 692, 36 693, 36 728 e 36 881 tira-se que ali esteve instalada nos anos 40 uma Vulcanizadora Ulissiponense, Ld.ª, que nos anos 50 se lá fez obra para uma garagem, em 1974 reparação de esgôtos e em 1982 houve obras coercivas. Mas pode tudo isto ter sido no Pátio como nas casas da Rua de Arroios...
 As casas do Pátio dos Ourives à Rua de Arroios foram demolidas pela segunda metade dos anos 80, presumo; as que lá temos hoje são num prédio com porteira de c. 1989-90. -- Falo na porteira para contrariar a aridez humana no que disse atrás. Saibamos que a porteira do prédio novo, porém, foi por sua vez descartada em 2009, segundo li no arquivo municipal. Das gentes do antigo Pátio dos Ourives ao condomínio que lhe ocupou os chãos, parece que o colorido da vida se esbate mais e mais com a modernidade.

Pátio dos Ourives -- Rua de Arroios, 102-116, c. 1902.
Rua de Arroios, 102-118 (Pátio dos Ourives 1-2, 9-11), Lisboa, 1901-1908.
Fotógrafo não identificado, in archivo photographico da C.M.L.

8 comentários:

  1. João de Abreu3/12/14 16:40

    Boa tarde .
    Gostei muito da sua foto do Pátio do Ourives (1961) por me ter trazido memórias da minha infância, mas mais ainda por ter visto a janela do quarto onde cresci no prédio (na altura em construção) antes do Pátio .
    Lembro.me bem da Garagem de que falou pois era nas minhas traseiras e foi o meu 1º Emprego com 14 anos, como Aprendiz de Bate.Chapas, e das Peixeiras a vender á entrada para o Pátio e de jogar á bola lá dentro com os meus vizinhos .
    O Pátio foi totalmente destruído por um incêndio nos anos 80, originado por um fogareiro vulgus "Petromax", e durante alguns anos essa zona tornou.se um terreno vazio onde anualmente eram realizados os Arraiais dos Santos Populares de Arroios (hoje em dia são feitos em toda a rua desde a Ponte á esquina da Marques da Silva,pelo Clube Atlético de Arroios), até á construção do novo prédio .
    Obrigado pela lembrança .

    ResponderEliminar
  2. Obrigado eu pelas achegas que deu, que muito ajudam estas novidades antigas da Rua de Arroios.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  3. Não tenho palavras para lhe agradecer, por esta fotografia do pateo de ourives, nasci a 13/12/1959 no número 4 r/c dtº, no mesmo quarto que o meu pai, penso que sou a leitora a que se refere,peço desculpa por só agora agradecer, mas na altura sem me aperceber fui parar ao seu blog, pedi ajuda como desabafo, nunca penssei que alguêm se desse ao trabalho de me propocionar tanta alegria, muito obrigada.
    Voltei a procurar, fui dar de novo com o seu blog e encontro esta linda foto do( meu páteo), lembro-me como se fosse hoje da garagem de bate-chapas que tinha saida só para ( pessoas não estranhas ao serviço), para a Rua António Pedro, os carros entravam pelo páteo de trás para a oficina de bate-chapas, passando pelo páteo da frente (pateo de ourives).

    ResponderEliminar
  4. De nada. Obrigado eu das achegas que dá sobre o páteo.
    Ah! Parabéns!
    :)

    ResponderEliminar
  5. Olá, boa tarde, estou contente por saber que tenho a possibilidade de ver fotografias do (meu páteo) de ourives e também poder partilhar esta necessidade de rever o passado (lugares onde crescemos). Eu sei que é pedir muito, mas gostava tanto de rever o páteo de ourives por dentro?. As senhoras que vendiam o peixe à porta do páteo era a ti Camila que vendia o peixe mais caro e a tia alexandrina o mais barato, (ambas lado a lado) com as sua canastras. Eu e as minhas irmãs chamávamos avô Alexandrina e ti Camila.Recordo com muita saudade a avô alexandrina, pois eu fazia recados para ela, dáva-me 25 tostões por eu ir ao Manuel Carvoeiro em frente ao nº 100, (vejo o prédio na fotografia), comprar vinho, depois ía comprar um bolo à pastelaria em frente ao páteo de trás por onde entravam os carros para a garagem dentro do páteo de ourives.

    ResponderEliminar
  6. Lamento. A única, além desta, que achei do pátio foi uma da Rua de Arroios em 1961.
    Muito obrigado pela ilustração de vida que deu ao pátio.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  7. Olá
    Muito obrigada pela sua gentileza.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. Javier Alvarez22/11/19 00:47

    Ola
    Disculpa pela minha escritura, mais sao de Espanha, estava a procura do lugar de nascemento do meu abo, e sabia que moraba no patio de Ourives no 1900 que foi a seu nascemento, a sorpresa foi encontrar a foto desde link, ele moraba coa sua mae Claudina Fernandez de España no nº 6, era unma tenda, todo isto atopen na partida de baptismo do hospital de Sao Jose, estu a investigar o pasado do meu abo e a procura de familiares, si alguen me facilita a morada nº 6 tenda en fotográfia da epoca estaria moito agradecido, ou si alguen encontra algun documento donde aparece Claudina Fernandez ou Carolina Fernandez que tamen a chamaban asi, ou algun documento de Arthur Fernandez ou Arturo Fernandez, rogo se poña en contacto no meu correio email fjtui@hotmail.com, Obigado e foi un pracer encontrar esta foto do lugar, gostaria de mais. oBRIGADO

    ResponderEliminar