No tempo das tardes de Natal com o circo do Billy Smart e das manhãs de Ano Novo com saltos de esqui na televisão também havia irmos ao cinema: havia os filmes do Trinitá ou do Gendarme no Avis com o pai do Zé, o sr. Possidónio; ou da Música no Coração no Roma ou da Heidi com lotação esgotada no Apollo 70, com a tia D.ª Margarida do Luís. São tudo rememorações de infância que me saem agora do baú, amalgamadas. Calhando algumas aí são do tempo da Feira Popular do Joselito do Poço da Morte, não do Natal. Importa pouco porque num caso ou noutro o hábito era assim, quando os crescidos que se dispunham a levar alguma miudagem do bairro, em rancho, ao cinema; tal como o era, ao depois, revivermos e tornarmos a encenar em brincadeiras de rua as maluqueiras vivas do Gendarme e do cowboy insolente (a Música no Coração era para meninas). -- Aquela do chapadão no mexicano aos 2'10" é que era. E o assovio da melodia não havia quem no não soubesse, todos o sabíamos.
Trinitá Cowboy Insolente, 1970.
Bom, esteacho que na época sabia as cenas e as dicas todas deste filme. Era o filme que passou nos aviões da TAP na altura da ponte aérea, e vi-o tantas e tantas vezes...
ResponderEliminarMuito engraçado, por acaso, marcou uma época.
Isso e a descolonização... infelizmente!
Uma informação curiosa a somar à ponte aérea. Nem me nunca passou tal pormenor pela cabeça.
ResponderEliminarAbraço amigo.
Boas festas!
Pegando na lembrança da Feira Popular, recordo-me bem do Joselito a fazer habilidades na mota que rodava em cima de uns rolos, como chamariz para a actuação no Poço da Morte e com o Pai a anunciá-lo como campeão mundial do motociclismo; e como esquecer os churros, os carrinhos de choque e o Castelo Fantasma. Já gândulo a beber umas imperiais com amigos e a passar nas barracas dos brindes onde umas raparigas manhosas nos chamavam: "vai um tirinho ó freguês ?"
ResponderEliminar"Trinitá - O Cowboy Insolente" estreou no cinema "Avis", na Avenida Duque D'Ávila, em 3 de Março de 1972 e esteve em cartaz pouco mais de 1 ano, até 23 de Março de 1973.
ResponderEliminarCumprimentos
José Leite
Lembra-me de o ver lá assim; sei duma fotografia dele em cima dos rolos
ResponderEliminarAno bom!
Grande êxito, 1 ano em cartaz!
ResponderEliminarAno bom!