Este doutor Pimentel dá dó. Tornar a si é bater no ceguinho; se cá torno com ele é por mostrar a raça de indigentes a que o idioma Português parece que foi entregue. E pior, o eco destes incapazes na imprensa estrondeia como dogma científico.
À pergunta por que acredita...? -- que de si remete para a crendice -- mastiga a tese mandriona de se dever descartar o trabalho de memorização na aprendizagem (uma aflição, o alfabeto ter tantas letras!...) e arenga ex cathedra a falta de padrão de viajar => viagem &c.
Realmente é um padrão estúpido porque é o verbo viajar que deriva de viagem e não como o doutor julga, exactamente porque não dá valor à memória nem ao trabalho de memorizar.
Estender (séc. XIV) e extensão (séc. XVII) seguem o padrão histórico da sua entrada (díspar) no Português.
Não tornarei a maçar-me com a douta ciência deste cavalheiro.
Recortes: entrevista de Portal Imprensa; Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa (J. P. Machado), 4.ª ed., 1987.
É gente deste "calibre" que cria o Acordo Ortográfico! Se quiserem estudar a fundo as origens da Língua, coisa que eu acho impossível (deputados, ministros e restantes "fazedores" e "discutores" de leis e normas não se dão ao trabalho de ir estudar Português, porque acham que já sabem tudo). Sei que também estou a inventar muitas palavras, mas NUNCA DARIA ERROS como este de "palmatória"! Por isto, este senhor deveria CALAR-SE ou nem sequer abrir a boca, se era para dizer estas asneiras!
ResponderEliminarÉ gente deste calibre, sim, doutores da mula ruça certificados pela imprensa e acreditados por governos e assembleias para tratarem como entendidos assuntos de que não sabem nem nada nunca aprenderam.
ResponderEliminarBurros preguiçosos e videirinhos atrevidos.
Cumpts.
Apoiado!!!
ResponderEliminar
ResponderEliminarCumpts.
Por unanimidade e aclamação, carago!
ResponderEliminarE olhe, ainda bem de decidiu deixar de trazer o «becharoco» à colação. Apre, que as «tiradas» do sujeito (sem predicados) são mesmo de cabo-de-esquadra.
Cumpts
Cambada de ignorantes!
ResponderEliminarPor exemplo, vale a pena ouvir na SporTV uma comentadora de futebol; ainda ontem à noite no Sporting-Paços de Ferreira... a mulher é uma completa ignorante, está a falar de bola parece que está a falar de um processo científico e o Lobo que lá está é igualzinho, isto também é IGNORÂNCIA e de nota máxima, por isso é que aqueles macacos só sabem dizer: é preciso levantar a cabeça, e bueno e bueno (se espanholada)...que tristeza
Bem vê, estamos entregues a isto...
ResponderEliminarCumpts.