| Há dias, em que passei na Praia das Maçãs, admirou-me do trabalho ali da ultima invernia. Commentei-o com o galego do café só para lhe ouvir cantar pues, tres meses sempre a chover...! A maré cheia subia bem na praia, além da casa dos soccorros a naufragos. As escadas que a meio da Rua de Nossa Senhora da Praia descem à dicta deixavam a gente lá em baixo, empoleirada nas rochas e sem poder chegar ao areal, de tão a montante que a maré se espraiava. A senhora até me preguntou meia a brincar se não achariamos a praia do Algarve tão sem areia quando lá chegassemos em férias...? Fiquei com a dúvida... Pois admirou-me isto muito de não ter nunca vista a Praia das Maçãs tão escavada pelo mar. E agora que o aqui trago por palavras querendo illustrá-lo com uma photographia a condizer fico sciente de que quando se acabava o Royal Hotel Belle Vue a praia tinha ainda menos areia. Pois calha bem, para desdizer já os que venham com a milonga das alterações climaticas. |
Praia das Maçãs, Cintra, c. 1908-09. Photographo não identificado. Photographia in Restos de Collecção. |
segunda-feira, 5 de maio de 2014
A Praia das Maçãs este anno e em 1908
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Curioso! Mesmo agora pespeguei lá no meu sítio com uma foto da Praia Grande onde se vêem calhaus que eu não me recordo de alguma vez ter avistado.
ResponderEliminarSó que o mundo não começou com a minha memória.
Abraço
Pois não. Se começasse já sabíamos que eram as alterações climáticas, não é verdade!?
ResponderEliminarCumpts.
O problema é o dinheiro, tudo gira à volta do dinheiro e para isso tudo se inventa, são as alterações climáticas, é o EL NINO, é o AO-Acordo ortográfico, é o veneno do dinheiro que OS move e em TUDO...pode parecer disparatado o que estou a dizer mas o problema reside aqui!
ResponderEliminarEstou, por exemplo, agora a ouvir a RDP e então e não é que os bilhetes para a final de TURIM com o benfica vão esgotar...ouve macacos que foram prá bicha ontem às 2 da tarde e as bilheteiras abriram esta manhã às 8h...é A CRISE, A CRISE e AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS, ele é o alerta amarelo, o alerta vermelho, o alerta verde, é a CRISE...enfim...bicharada do caraças...
O problema é antes esse: a bicharada; os humano. Raça damnada...
ResponderEliminarCumpts.
Mas em 1908-09 a praia era pequena porque a foz do rio Maçãs era no meio do que é o areal actual e só mais tarde desviaram o rio para o lado esquerdo da praia fazendo um areal largo.
ResponderEliminarDesviaram o rio (algum eng.º da câmara?) ou foi a foz que assoreou levando o rio a mudar o seu curso?
ResponderEliminarO mar põe e tira a areia e os humanos para aqui convencidos de que foram eles.
Cumpts.
Pois isso não sei.... a minha mãe que nasceu e cresceu na Praia das Maçãs é que refere esse facto.
ResponderEliminarPosso efectivamente perguntar-lhe o que os antigos diziam sobre isso, caso esteja interessado em saber.
Com os melhores cumprimentos.
Pois os antigos sabiam coisas muito acertadas que já esqueceram aos modernos. Se vier a saber alguma dessas novidades antigas fico-lhe grato.
ResponderEliminarCumpts.