| início |

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Estrada das Picoas

 Há qualquer coisa que me intriga naquela dos meninos cultivando árvores. Não me refiro ao contraste com a C.M.L. actualmente, que as corta em vez de as plantar... O que estranho são os prédios de que lá falei como sendo na Rua das Picoas (actual R. Eng.º Vieira da Silva) que não calham nada com esta imagem agora. Não o sei explicar, não calham...


Estr. das Picoas, Lisboa (A. C. Lima, c. 1900)
Rua das Picoas, Lisboa, c. 1900.
Alberto Carlos Lima, in Arquivo Fotográfico da C.M.L..



 Outra curiosidade com esta imagem qui é a quinta da condessa de Camarido, cujo palácio se vê nitidamente na elevação ao fundo da rua. Quedava-se ele exactamente no leito (hoje) da Av. da Praia da Vitória, do lado do Teatro Monumental.
 Um perspectiva de lá para cá pelos anos 30...

Rua das Picoas, Lisboa (F.S. Cordeiro, 1929-38)
C.T.F. (Correios Telégrafos e Faróis) Lisboa-Norte, Picoas, 1929-38.
Francisco dos Santos Cordeiro, in Fundação Portuguesa das Comunicações.

 A Rua das Picoas de hoje é uma sobra da antiga estrada das Picoas, ela mesma um troço do velho caminho que ligava o Campo de Santana ao Rego e cujos troços iam sucessivamente mudando de nome: a Carreira dos Cavalos (R. Gomes Freire até ao Largo do mesmo), Estrada da Cruz do Tabuado até à Tr. do Abarracamento do mesmo nome (R. Gomes Freire até à R. da Escola de Medicina Veterinária), Estrada das Picoas (ruas Eng.º Vieira da Silva e das Picoas) e Rua das Cangalhas (Conde Valbom).


Francisco Heitor de Macedo & al., Obra do alargamento de Estrada da Cruz do Tabuado. Projecto. C.M.L., Arq. do Arco do Cego, PT/AMLSB/CMLSB/UROB-PU/09/00787, p. 8.

Sem comentários:

Enviar um comentário