Há qualquer coisa que me intriga naquela dos meninos cultivando árvores. Não me refiro ao contraste com a C.M.L. actualmente, que as corta em vez de as plantar... O que estranho são os prédios de que lá falei como sendo na Rua das Picoas (actual R. Eng.º Vieira da Silva) que não calham nada com esta imagem agora. Não o sei explicar, não calham...
Rua das Picoas, Lisboa, c. 1900.
Alberto Carlos Lima, in Arquivo Fotográfico da C.M.L..
Outra curiosidade com esta imagem qui é a quinta da condessa de Camarido, cujo palácio se vê nitidamente na elevação ao fundo da rua. Quedava-se ele exactamente no leito (hoje) da Av. da Praia da Vitória, do lado do Teatro Monumental.
Um perspectiva de lá para cá pelos anos 30...
C.T.F. (Correios Telégrafos e Faróis) Lisboa-Norte, Picoas, 1929-38.
Francisco dos Santos Cordeiro, in Fundação Portuguesa das Comunicações.
A Rua das Picoas de hoje é uma sobra da antiga estrada das Picoas, ela mesma um troço do velho caminho que ligava o Campo de Santana ao Rego e cujos troços iam sucessivamente mudando de nome: a Carreira dos Cavalos (R. Gomes Freire até ao Largo do mesmo), Estrada da Cruz do Tabuado até à Tr. do Abarracamento do mesmo nome (R. Gomes Freire até à R. da Escola de Medicina Veterinária), Estrada das Picoas (ruas Eng.º Vieira da Silva e das Picoas) e Rua das Cangalhas (Conde Valbom).
Francisco Heitor de Macedo & al., Obra do alargamento de Estrada da Cruz do Tabuado. Projecto. C.M.L., Arq. do Arco do Cego, PT/AMLSB/CMLSB/UROB-PU/09/00787, p. 8.
Sem comentários:
Enviar um comentário