
Rua Moraes Soares, Pr. do Chile (prox.), 195...
Judah Benoliel, in Archivo Photographico da C.M.L..
As vistas são tiradas do n.º 157 da Rua Moraes Soares, em Lisboa, no tempo em que os calceteiros pavimentavam a cidade inteira.
A rua travéssa á direita é a Carlos Mardel, que prolonga a Francisco Sanches; adeante, a Praça do Chile, com uma larga rotunda ajardinada que ha muito deixou de existir; e a seguir a Pereira Carrilho ainda com a placa central arborizada que em tempo lhe dava sombra.
Este 157 da Moraes Soares, cuja janella de sacada do 3.º direito serviu de peanha ao photographo, está ha annos devoluto. É um gaioleiro dos annos 10 ou 20 do séc. passado occupando o gaveto da Francisco Sanches, com quatro janellas em cada frente (duas de peitoril intercaladas por duas de sacada do 1.º ao 3.º andar), mais uma no frontão da esquina. A platibanda é decorada por friso de azulejo e por duas estatuetas de barro nos angulos das duas ruas. As janellas tinham vidros de recorte arredondado, ao gôsto da epoca.
Nos annos 70 o senhorio ou os inquilinos das lojas mutillaram-lhe a fachada para ampliação de montras -- uma prática assaz corrente a desfear da cidade; nunca lhe conheci os alçados primitivos.
Nos ultimos mezes desappareceu-lhe a caixilharia original das janellas (a de aluminio, sem encanto, não captivou o larapio). Calhando destelharam-no, também. Vae em lenta agonia. Não me parece já que se salve...
Em baixo a vista do 3.º dir. para o outro lado da rua.
Rua Moraes Soares, Pr. do Chile (prox.), 195...
Id., Ibid.
Por aí passo todos os domingos. Está irreconhecível sob todos os aspectos - francamente para pior... Pobre do Fernão de Magalhães, ali esquecido, no meio do lixo, em plena Babel. Abraço amigo!
ResponderEliminarRealmente.
ResponderEliminarCumpts.
a propósito do dito buraco que lhe falei, vou postar a respectiva foto no meu recanto dos blogs do sapo
ResponderEliminarBem vejo. As chuvadas vão escavando a cidade. Havia de ser de baixo dum certo gabinete ao Intendente...
ResponderEliminarCumpts.