| início |

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Nótulas do temporal

 Do temporal do fim de semana dei só conta da devastação no Campo Grande ontem à tarde. Como ando alheado de noticiários só me dou conta quando passo e vejo. Pois as árvores caídas, as pernadas arrancadas e as carradas de galhos espalhados davam bem a ideia do que terá sido. Hoje de manhã lá estava a mesma devastação de ontem. Somo-lhe a queda duma grande árvore que vi na Rua Andrade Corvo, na esquina da Sousa Martins. A raiz ao virar elevou o passeio sem contudo desfazer a calçada; as pedras viam-se lá, todas juntas, sem se soltarem da lomba que a raiz provocou. Coisa estranha.
 Abaixo do aeroporto uma árvore ainda maior, tombada por cima dos tapumes duma obra dum hotel novo que aí se faz, ao cimo da Av. de Berlim. A árvore estava no perímetro da obra e mostrava uma raiz duns 4 ou 5 m de diametro. Há-de ter tombado para a estrada; imagino se iam carros a passar. -- Ocorre-me se não caiu por lhe descalçarem a raiz com as obras do hotel... -- Mas talvez não. As copas são tão altas que as raízes as não podem segurar.
 Duma outra que caiu na Av. dos Estados Unidos recebi esta fotografia.  Vede só a fúria dos elementos para arrancar árvores deste porte.

Queda de árvore, Lisboa (M.M.Torres, 2013)
Queda de árvore na Av. dos E.U.A., Lisboa, 2013.
Fotografia amavelmente cedida por M.M.T.

5 comentários:

  1. Inspector Jaap24/1/13 18:46

    Para variar, caro Bic, foi a «coisa» pior para os seus lados, que para os meus; espero que nada disto lhe diga respeito.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  2. Só por ser na minha terra.
    Obrigado pelo seu cuidado.

    ResponderEliminar
  3. Caro amigo, na Rua da Escola do Exército, em Lisboa está o coto, ou raiz de uma árvore relativamente idosa que levantou parte do passeio quando esta tombou devido ao mais recente temporal e ainda ninguém tirou o dito coto e muito menos taparam o buraco e ainda nestes dias tive que ir ao meu operador de net resolver um pequeno problema e comprar pão na nova loja do Continente que fica na antiga Citröen da Defensor de Chaves e já ia caindo um par de vezes neste dito buraco porque vinha distraído a ouvir música no meu mp3 e não reparei na bela bosta que a CML deixou no passeio

    ResponderEliminar
  4. Caro amigo desculpe aqui voltar mas já consegui a foto da tal árvore caída na Rua Escola do Exército que é um perigo para quem passa...






    http://reporter007.blogs.sapo.pt/1542663.html


    Se quiser a pode divulgar no seu blog

    cumprimentos e se não nos virmos por aqui, uma boa semana

    ResponderEliminar