| início |

domingo, 23 de dezembro de 2012

Pelo almanaque

Aeroporto, Portela (M. Novais, 1942-43)
Aeroporto da Portela [fragmento], Lisboa, c. 1942-43.
Estúdio de Mário de Novaes, in Bibliotheca de Arte da F.C.G..


  Uma das pontas soltas deste blogo é a data desta nocturna do aeroporto da Portela. Publiquei-a cá em Junho. Pareceu-me verosímil a chapa haver sido batida quando o aeroporto foi aberto, em fins de 1942, inícios de 1943 -- nos meses que mediaram entre a sua abertura e a inauguração oficial. Na altura supus que alguém soubesse ler o céu e, pela fase da Lua, pelo quadrante das estrelas (estará ela metida nos pés de Gémeos?), aventasse uma data mais certa. O prezado Fernando Venâncio sugeriu entretanto a hipótese de eclipse lunar em lugar dum quarto crescente. Nesta senda, há pouco, a  estimada D.ª T. teve a gentileza de me enviar a lista dos eclipses do Almanaque de 1943. O mais plausível parece-me ser o de 20 de Fevereiro, mas não sei se a Lua andaria tão baixa e sobre o aeroporto da Portela (quadrante Leste) à hora do eclipse...
 Que diz o benévolo leitor?

Almanque Bertrand, 1943 (Cortesia da Sr.ª D.ª T.)
Almanaque Bertrand, 1943.
(Digitalização por cortesia da D.ª T. dos Dias que Voam.)

14 comentários:

  1. Caro Bic,

    Obrigado pela lembrança cá do Degas.

    Bom. À primeira vista, eu não diria que a Lua está assim tão «baixa».

    No entanto, se o edifício tiver estado onde hoje é o terminal, não sobra dúvida de que o fotógrafo olha a Leste. (O Google Maps Satélite é, nisso, claro). E, então, a Lua teria de estar, de facto, baixa.

    Não sendo verosímil que o edifício tenha estado bastante mais virado a Sul, confesso a minha perplexidade.

    Sobra que a hipótese do eclipse não sofre, vá lá, com isso.

    ResponderEliminar
  2. O corpo da prmitiva aerogare (a torre ainda se nota bem dês do satélite do Google) era perpendicular à pista 35, logo alinhava-se com os 80º N.
    A hipótes do eclipse mantém-se, pois.
    Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  3. Um Natal feliz, também!

    ResponderEliminar
  4. Carlos Portugal24/12/12 21:43

    Um Santo Natal, Caro Bic, para Si e para os Seus!

    ResponderEliminar
  5. Bic Laranja25/12/12 13:35

    Obrigado! Igualmente a Si e aos Seus!
    Feliz ano novo!

    ResponderEliminar
  6. Mário Cruz26/12/12 10:13

    Caro Bic,
    Permita-me especular.
    A qualidade da imagem não é a melhor mas coloco a hipótese da Lua estar nas proximidades da constelação do escorpião. No Verão esta constelação ergue-se no horizonte às primeiras horas da noite. Se o edifício estava virado a sul reforça esta hipótese pois é a orientação da constelação em meados de Agosto ás primeiras horas da noite. embora a imagem não seja nítida no que tange às estrelas parece que se vêem as três estrelas típicas da cabeça do escorpião (Acrab, Dschubba e π Scorpio). Um pouco abaixo da lua a estrela Antares. O desenho da constelação pode ser vista em bem como a informação das estrelas http://pt.wikipedia.org/wiki/Scorpius. A constelação tem um serpenteado típpico e uma boa foto desfazia as dúvidas para que está treinado a identificar as constelções
    Pelos argumentos expostos inclino-me para a hipótese do eclipse parcial da lua de 15 de Agosto. Mas claro sempre com reservas dada a imagem não ser nítida quanto ao céu estrelado.
    De qualquer das formas há programas informáticos acessíveis (tipo planetário, já tive um e não sei onde guardei) que retratam o aspecto do céu em qualquer data e local. Se a lua estava em 15 de Agosto de 1943 nas proximidades da constelação do escorpião próximo de Antares é uma questão de se verificar.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Mário Cruz26/12/12 10:24

    Ver

    http://neave.com/pt/planetario/

    ResponderEliminar
  8. Mário Cruz26/12/12 10:44

    É de facto difícil sem uma foto que explicite as estrelas para identificar a constelação em que se encontrava a lua. Em Agosto de 1943 a lua estava em Capricórnio e em Fevereiro em Leão. Em ambas as datas e horas dos eclipses parece não fazer sentido com a imagem da foto. Mas repito a imagem não é esclarecedora.

    ResponderEliminar
  9. Mário Cruz26/12/12 16:43

    A Nasa tem um sitio com os eclipses ocorridos em 1941 - 1950
    http://eclipse.gsfc.nasa.gov/LEdecade/LEdecade1941.html

    ResponderEliminar
  10. Mário Cruz26/12/12 17:13

    Caro Bic desculpe estar a encher a sua nótula de ligações

    http://www3.uma.pt/Investigacao/Astro/Astronomia/Observ_mes/Jul2005/scorpius.htm

    Dá para ver o aspecto da Constelação de Escorpião. De notar que a Lua tem que atravessar a elíptica para se dar um eclipse que passa um pouco acima de Antares. Inclino-me de facto para a lua estar na constelação de escorpião e atendendo ao sitio da NASA em 1946 a 14 de Junho houve um eclipse visível em Portugal e que preenche a minha hipótese (Lua em Escorpião). Simule no Planetário na ligação que lhe forneci. Coloque a data e ponha 22.45 aproximadamente e veja a zona do céu em que estava a lua. Compare com a foto. Será?
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  11. Obrigado pela precisosa ajuda que trouxe ao quebra-tolas.
    Em 14/6/46, às 22h45 a Lua não está no quadrante SE. Não quero desanimá-lo, mas 1946 talvez seja demasiado tarde para termos aquele DC2 na Portela.
    Hei-de de ver com paciência as datas dos eclipses no «seu» planetário e no Stelarium (que tirei de www.stellarium.org ) -- até lhe já pus as coordenadas da Portela. -- Caso não obtenha resultados inclino-me a testar as datas dos quartos da Lua, sempre nos meses do Inverno de 1942/43, pois não julgo que a data fuja disso (v. o que as pistas dadas no verbete de Junho passado acerca dos modelos de aviões estacionados na placa do aeroporto).
    Continuação de boas festas!
    :)

    ResponderEliminar
  12. Caro Amigo:
    Julgo que tenho a solução.
    Vou verificar tudo com cuidado e depois envio-lha.
    Abraço
    Manuel

    ResponderEliminar