| início |

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Av. Casal Ribeiro

 Um prédio de rendimento em Arte Nova na Av. Casal Ribeiro. Se tem o benévolo leitor tenção de procurá-lo é escusado porque já não existe. Era no n.º 52. Além da decoração do prédio, notam-se as traseiras do casario da Rua de Dona Estefânia e, sobressaindo acima dele, o cabeço de Alperche, mais conhecido por Penha de França (apanha-se quase só a vertente Norte). Tem graça o terreno no lote logo abaixo do prédio; percebe-se bem o desnível duns bons 2,5 m ou mais que o terrapleno para se rasgar a Av. Casal Ribeiro veio a escavar. E percebe-se nele o nome antigo daqueles ermos a N. da Rua das Picoas (actual R. Eng.º Vieira da Silva) do Saldanha ao Largo de D. Estefânia: Terras do Alto.

Av. Casal Riveiro, Lisboa (P. Guedes, c. 1905-07)
Av. Casal Ribeiro, 52, Lisboa, post 1905.
Paulo Guedes, in Arquivo Fotográfico da C.M.L.

6 comentários:

  1. Não sabendo de outro local onde deixar esta indicação, aqui o faço:
    http://ilcao.cedilha.net/?p=8580

    ResponderEliminar
  2. Já se preparam para fazer o que fizeram ao de 1945. Há gente que não leva emenda. Mas desta vez só virá mal se os do governo persistirem na ortografia do Malaca. Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Lindo edifício. De tão delicado e pequenino quase parece uma moradia. As linhas direitas já a confirmarem a transição (e fixação) para a Art-Déco que se lhe seguiu. Conservando ainda algo da linda Arte-Nova que encima a parte superior - possìvelmente em azulejo - das janelas, varandas e porta d'entrada, mas sempre duma elegância e harmonia incomparáveis. Que tristeza que tenha sido demolido.
    É uma pena que uma arte tão minuciosa e tão primorosamente trabalhada e de uma imaginação extraordinária, tenha perdurado apenas cerca de 15/20 anos.
    Felizmente ainda nos restam alguns exemplares desta arquitectura única e belíssima. Salvo evidentemente os demasiados criminosamente abatidos a mando dos ignorantes e glutões presidentes de câmara das várias cidades do país.
    Maria

    ResponderEliminar
  4. É uma pena, realmente. As belas-artes queriam artífices preciosos mas o que se ensina é cada vez mais tosco e preguiçoso . Daí o estado da arte que temos...
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  5. GENIAL!!!!
    Tomei a liberdade de Adicionar o link do seu Blog ao meu: http://rimasfotoscompanhia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar