O Rui e o Nuno — o Nuno era mai' novito — tinham uma avó, a D.ª Engrácia (nome cheio de graça) e uma «visavó», que era a D.ª Amélia. Parecia-me certo ouvi-los tratarem ambas por «avó», todavia meio deslocado. O que me despertava a atenção era a simetria de tratamento contra a assimetria natural de avó e «visavó». Claro que não me ocorria nada disto com estes termos tão elaborados de simetrias e assimetrias; não naquela idade. Intuía-o. Fazia-
-me espécie. E lembra-me de, com ele em mente, haver comentado o caso ainda uma ou duas vezes. Claro que isto não era assunto e a resposta foi só natural: — «É mesmo assim; é normal».
Recordou-me agora destas coisas mas não foi por nada do que digo. Foi sòmente porque me lembrou que a D.ª Amélia, que já tinha certa idade como se entende, cria que àquele general (isto deve ter-se passado em 74) lhe chamavam Spírola porque usava aquela coisa, a «spírola», num olho.
(General Spínola. Imagem do Guglo.)
Com esta agora, passados estes anos todos, vejo que havia afinal quatro cinco Donas Amélias lá na rua...
Apesar da «spírola», nem conseguiu ver Portugal, nem o futuro, pois se o tivesse conseguido fazer, se calhar, a sua atitude teria sido outra.
ResponderEliminarCumpts
O monóculo só focava o umbigo.
ResponderEliminarCumpts.