« No gaveto da Av. Guerra Junqueiro o prédio do café Pão de Açúcar (que chegou a ter duas frentes e hoje só tem uma). Não sei se foram as duas frentes do café que lhe mutilaram a fachada do r/c no lado da Guerra Junqueiro. Mas aprecie-o o benévolo leitor aqui como era no princípio, com uma harmoniosa fachada e cércea de seis andares, e compare com aquilo que lá temos hoje, num ocre manhoso e enxertado de mais dois pisos. Não deixe de reparar, caso lá passe, na extravagante altura das varandas do 7.º andar (o 1.º do enxerto). Há-de reparar se o que lá está lhe parece bem (Os primórdios da Alameda, 14/V/2010).»
Fotografia: Alameda de Dom Afonso Henriques, Lisboa, [s.d.]; estúdio de Mário Novais, in Bibliotheca de Arte da F.C.G..
Pois é, Caro Bic... Realmente... Já nem me lembrava de como ele era! E a aberração da tentativa de «acerto» de todo o 7º andar enxertado, com varanda de esquina a uma altura desmesurada da do 6º piso, para depois as laterais (do lado da Alm. Reis e da Alameda) apresentarem um medonho «matação», em dissonância com tudo... Esta gentalha já não recorre a Arquitectos, com «A» grande, mas a camartelos e a novéis «arquitontos», que parecem não passar de meros e toscos operadores de CAD...
ResponderEliminarPobre Lisboa, tão mutilada que tem sido...
Cumprimentos.
Esta gente deve ter lido que até a Alemanha perdeu por a Guerra estar condicionada por duas frentes e, vai daí, cortaram uma, porque são muito bons a transpor e aproveitar os exemplos da estranja. Não é o que se passa na Educação, com as "escolas finlandesas"? Analfabrutos com diplomas, é o que são!
ResponderEliminarAbraço, Meu Caro Bic
:) Cumpts.
ResponderEliminarNo seguinte deste, caminho do Areeiro, fizeram outra enxertia há um ou dois anos. Acha que nos dois andares acrescentados conseguiram igualar a traça da fachada original? Nem as varandas lhe conseguiram pôr.
ResponderEliminarCumpts.