« A Alemanha voltou hoje a realizar um leilão de dívida com juros negativos, angariando 1.975 mil milhões de euros [= 1 975 000 000 000,00 € (!) ] (*) a uma taxa de juro média de -0,025 por cento. O sucesso do leilão significa que os investidores estão dispostos a perder dinheiro para...»
«Alemanha volta a financiar-se com juros negativos», Sol, 27/VIII/12.
Para nâo ganharem juros num simples depósito bancário?!...
(*) Naturalmente... o jornalista verteu 1.975 billion euros em 1.975 mil milhões deixando de traduzir o ponto decimal dos saxónicos pela vírgula do português. O resultado foi o disparate que se lê por extenso como mil novecentos e setenta e cinco mil milhões, ou seja, um bilião e novecentos e setenta e cinco mil milhões, quando a cifra da noticia, em rigor e em português corrente, era mil novecentos e setenta e cinco milhões de euros (1 975 000 000,00 € ou, como estranhamente tanto gostam agora os jornalistas de apresentar estas cifras, 1,975 mil milhões de euros). Soubessem eles ler o que escrevem... (Nota às dez para a meia noite.)
Se estes sintomas fossem esclarecedores, seria mais do que caso para pôr as barbas de molho.
ResponderEliminarSabe-se que a actual conjuntura europeia está presa por arames mas ninguém adivinha o futuro. Ainda.
Abraço
Adivinhamos logo que chegue. E que Deus nos acuda!
ResponderEliminarCumpts.
Várias coisas:
ResponderEliminar1- Investidores – NUNCA estão dispostos a perder dinheiro, pois isso não é racional; agora, numa situação limite, o que pode acontecer é eles quererem alguma segurança, se as previsões forem de flutuações muito graves; assim, o que temos é uma situação algo semelhante à das contas numeradas na Suíça, em que os depositantes têm que pagar para as ter; aqui, o que me parece é que os investidores estão a precaver-se e a tentar minimizar as perdas, investindo em algo que consideram sólido como a economia alemã (pudera!); quererá isso dizer que perderam a esperança de reaver o seu dinheiro investido nas outras economias do euro? Se sim, qual a razão? Vão falir?
2- Do meu ponto de vista, e respondendo ao leitor MCV, os sintomas são, para mim, mais do que esclarecedores: a Alemanha, qual abutre, já se está alimentar dos cadáveres das outras economias europeias. É só ver as taxas de juro pagas pelos PIGS (até a caricatura do nome é nojenta) e na Alemanha; e depois vêm para cá com a quimera dos “eurobonds”? Então acham mesmo que os alemães estariam dispostos a pagar um juro por baixo que fosse quando o têm negativo???? Só não vê quem anda muito desatento. Isto vai estourar.
3- Jornalistas – valha-lhes Deus Nosso Senhor, que no que respeita a Matemática estão, na sua quase totalidade, na fase do b a bá; não percebam nada do assunto, e o que sabem de Português é equivalente; a minha saudosa professora primária, D. Generosa da Paula Lebre a quem tanto do que sou hoje, devo, “chumbá-los-ia” a todos, sem (100, para eles) apelo nem agravo. E depois este servilismo repugnante à cultura anglo-saxónica é agoniante…
Cumpts
Sim. Isto está para estourar. Não há muito a fazer.
ResponderEliminarCumts.