Certa vez, na apresentação da aplicação SAP aos quadros duma grande empresa do Estado, alguém, para não estar calado, inquiriu o significado da sigla:
— Serviços Armazéns e Produtos — foi a resposta do vendedor entendido.
Ena! Uma multinacional alemã com nome genuìnamente português...SAP ECC 6.0.
... Que afinal fala um inglês crioulo.
Isto ainda é pior que crioulo, benza-os Deus...
ResponderEliminar----------------
Desculpe afastar-me do tema, mas vejo-me obrigada a deixar aqui um recadinho a alguém que muito admiro: Rita Ferro (a escritora). Uma Mulher com maiúscula. Uma portuguesa à maneira antiga, de "antes quebrar que torcer". Uma patriota.
Faço-o aqui porque sei que ela lê este Blogo e porque não encontro o seu endereço electrónico em lado algum, por mais que procure. Nem no seu Blogo pessoal, que pelo que vejo está inactivo desde 2010!
Pode ser que ela leia este meu apelo e deixe algum modo de a contactar, seja por e-mail ou através de comentário algures na blogosfera.
O motivo é sómente para lhe dar os parabéns pela sua prestação no programa do Herman José e deixar-lhe algumas dicas para o 'deitar abaixo' ou 'enfrentá-lo' ou 'humilhá-lo', como se queira (para me ficar por aqui nos termos), já que em relação a ela, ele usa e abusa de graçolas ordinárias e dichotes menos próprios e por vezes mesmo ofensivos.
Ela, como grande senhora que é, nunca lhe responde à letra e devia, para ele não só aprender a respeitar os telespectadores como e sobretudo a saber comportar-se condignamente perante uma sua convidada que lhe é superior em tudo, particularmente na educação.
O formato do programa até é bastante interessante (diferente das porcarias que as televisões transmitem em catadupa), pena de facto é o apresentador ser tão cretino. E ele sabe não sê-lo, assim o queira. Não é por ser parvo, que não é. O motivo é bem outro e a Rita Ferro detecta-o à distância, só que, educada o suficiente, finge não perceber para evitar conflitos em directo.
A Rita Ferro é quem transmite categoria e interesse ao programa, sem ela este não teria grande piada. O moderador só diz parvoíces, salvam-se duas ou três piadas se tanto, de resto ele passa a vida a interromper as convidadas, especialmente a Rita Ferro (porque situada polìticamente à direita, como é fácil de perceber pelas (in)directas dele) a quem raramente deixa desenvolver ou acabar qualquer assunto trazido por ela à mesa. E, pior um pouco, leva a vida a olhar para o seu pc e a ler os respectivos comentários..., em lugar de dar uma contribuição positiva ao debate.
Quanto à Ana Mesquita (de esquerda, claro está e a quem, por isso mesmo, ele está sempre a elogiar e a dar-lhe a palavra para ela botar as mais das vezes trivialidades, interrompendo malcriada e inopinadamente a outra convidada, que, esta sim, tem sempre algo de interessante a dizer), não vai mal nem bem, mas poderia haver ali outra convidada com temas mais profundos, digamos assim, que prendessem a atenção dos telespectadores. Infelizmente não é o caso, salvo uma ou outra excepção.
Maria
Tem razão.
ResponderEliminar:)
Cumpts.
Agradeço o espaço cedido e mais ainda a concordância do autor.
ResponderEliminarComo já aqui referi vai para muito tempo, sou leitora fiel do que aqui se escreve e transcreve e apreciadora incondicional das imagens reproduzidas. Só o facto de encontrarmos nos textos uma tranquilidade (não poucas vezes salpicados de uma ironia desarmante) que nos transmite uma espécie de paz interior - decerto sinónimo de bastante vivência e de muito saber - bem como o imenso patriotismo que lhes subjaz, alegra-nos o espírito e aquece-nos a alma. E estas qualidades virtuais(?), não sendo apanágio único deste espaço, não se encontram em muitos mais na Blogosfera.
Por tudo isto, creia-me eternamente grata.
Estas palavras vêm em razão dos motivos que me escuso de mencionar, porque tem deles pleno conhecimento.
Maria
Este vernáculo usado nesta jenela de texto me lembra algumas instruções de aparelhos electrónicos dizem: resetar ou report para definiçõs ou settings default o que se podera traduzir repor para definiçãos padrão (português europeu) ou para definições por defeito (Português BR e/ou linguajar informático) ou ainda repor definições de fábrica e tenho esta última no meu mp3 que cujas instruções em Português foram feitas na Malásia e vêm escirtas em Português.br
ResponderEliminar