Já posso ler toda a porcaria que quiser nas páginas da Internete sem vomitar. O Firefox tem um extrazinho que substitui o estropiado português dos mutilados cerebrais.
Instalei o Firefox; instalei o extra (https://addons.mozilla.org/pt-pt/firefox/addon/foxreplace/) e carreguei-o com ficheirozinho de correcção (*) de português copiando uma remissão (http://dl.dropbox.com/u/4967399/FoxReplace.xml) para o campo «Update from URL» na janela que se abriu; depois marquei os [dois primerios dos] três piscos que havia para marcar (o do campo onde lancei a URL e [o primeiro d]os dois de «substituir... substituir...» - ATENÇÃO! Não marcar o terceiro pisco).
Basta seguir o menu do «Ferramentas» do Firefox como vê na imagem para proceder como indicado e fazer isto que disse. Atenção que não passa dum paliativo. Fundamental é varrer do mapa a estúpida cacografia do governo. Para isso só assinando a I.L.C. contra o Acordo Ortográfico.
(*) O ficheiro de correcção é facultado, ao que julgo, pelo confrade João Ricardo Rosa, da I.L.C. [ver no Facebook]
Perfeitamente de acordo.
ResponderEliminarAcordo? Mau, perfeitamente em concordância consigo.
O mMlaca Casteleiro, pai do aborto que o ature!
O Casteleiro não sabe português. - Pontapé no cu.
ResponderEliminarCumpts.
Isto é que eu queria! Preciso é de uma explicação para burros... :-(
ResponderEliminarFaz-se o download do FoxReplace mas depois como é que se usa aquela coisa que está na DropBox?
Uma ideia simplesmente genial, esta de João Ricardo Rosa (http://www.facebook.com/JoaoRicardoRosa). Em especial porque é de uma simplicidade assombrosa e... nunca tinha ocorrido a mais ninguém.
ResponderEliminarO meu teste deu mais uma imagem que, palpita-me, é bem capaz de pôr os cabelos em pé a uns quantos, no caso aos acordistas d'A Bola: http://bit.ly/GLY8UT
Siga até ao menu «opções» conforme a última imagem e abrir-se-á a janela de »Opções do FoxReplace». Prima o botão «Import from URL» e cole na caixinha que lhe aparece o endereço para Dropbox.
ResponderEliminarCumpts.
Ainda assim não vejo solução para o para/pára (fica o desafio ao João Ricardo Rosa...)
ResponderEliminarMas que dá gozo ver os boleiros reconvertidoas à «selecção» que flacidamente enjeitaram, dá.
Ou que dizer do irmão supremo do saco de plástico dissolver-se além da própria nulidade entusiasta dos seus nulíssimos argumentos quando o lemos em português... - Aquele parágrafo do «espectador» e do «espectador» mais parece assim coisa de tontinho. Mas nem isso nem a «infracção» do tio de Brás Cubas precisava de ser vertida em acordo aos mandamentos do português para lho percebermos; sucede só que sem tropeçar na grafia brasileira não nos distraímos.
Cumpts.
Isso faz-se a miúdos mal comportados... esse, nem isso merece; por mim seria só o mais absoluto desprezo.
ResponderEliminarCumpts
Claro. Mas antes uma valente patada no traseiro.
ResponderEliminarCumpts.
Fantástico! Muito obrigado.
ResponderEliminarDe nada. O mérito é interinos do João Ricardo Rosa da Universidade do Algarve.
ResponderEliminarCumpts.
Olá. Infelizmente há casos que nem esta pequena maravilha consegue "arranjar", como casos que dependam do contexto, como é exactamente o caso do para/pára.
ResponderEliminarJá agora que estou a escrever aqui, aproveito para avisar que já comecei o processo de tornar isto mais público. Neste momento estou a transcrever as actuais entradas do dicionário para tabelas de modo a tornar o mesmo mais fácil de gerir e evitar erros, repetições e redundâncias, como as que já encontrei até ao momento e que já foram sanadas. Dito isto, durante este processo aproveito sempre para actualizar o ficheiro público do dicionário, de modo a que quem o usa vá tendo sempre a versão "sanada".
Quando acabar isto vou reorganizar o dicionário para reflectir a melhoria de gestão que é possível com estas tabelas e depois será criar um site ou página para tornar este projecto realmente abrangente e que permita a "ajuda do povo".
Até lá, agradeço imenso a atenção e publicidade que estão a dar a esta situação toda. :-D
(Bem me parecia que me tinha esquecido de dizer alguma coisa)
ResponderEliminarNo início do post escreveu "depois marquei os três piscos que havia para marcar (o do campo onde lancei a URL e os dois de «substituir... substituir...»."
NÃO FAÇA ISTO PARA O ÚLTIMO! O de substituir endereços, ou seja, aquele que tem o Aviso indicado! Este NÃO deve estar nunca marcado, porque fará isso mesmo, alterar o código da página, ou seja, haverá a potencialidade de se criarem links quebrados.
Por exemplo, imaginemos que havia uma página com o sequinte link : www.eugostodoacordoortografico.pt direto.html . Se a tal caixinha estiver marcada, o link passaráa ser www.eugostodoacordoortografico.pt direCto.html e, como essa página (provavelmente) não existe, o link deixará de funcionar.
Quem agradece sou eu. E todo louvo-lhe o empenhado labor. Com ele poupa-me a vil afronta que traidores ignaros e sem escrúpulos fizeram. Tê-los reeditados agora assim na rede é como cuspir-lhes de volta.
ResponderEliminarQuem dera que desse uma diarreia de consoantes ao lince... Uma dessas viroses.
Cumpts.
Obrigada! Já percebi :-)
ResponderEliminarPode-se adicionar sites à lista, por exemplo:
(...)
youtube.com
expresso.sapo.pt
visao.sapo.pt
etc?
Um abraço!
Com o código claro
ResponderEliminarO youtube já está na lista (não creio que haja problemas na substituição de palavras no YouTube, apesar de não ter testado), e sites no domínio "sapo.pt", como é o caso desses, também :)
ResponderEliminarEh, Eh! isso mesmo. :)
ResponderEliminarCumpts
E eu...
ResponderEliminarÉ consolador ver que ainda há portugueses dignos desse nome ... o meu bem-haja, que vou já proceder em conformidade... e, já agora, não arranja nada para as miserandas legendas de alguns canais (cloacas, mais propriamente) de TV?
:)
Cumpts
Inteiro, digo.
ResponderEliminarTambém estou à espera dum filtro desses para a televisão xD
ResponderEliminarO mais parecido que se consegue é usar este add-on para "desabortar" legendas em ficheiros de textos, daquelas usadas para ver vídeos legendados no computador :P
Até lá, resta recolher assinaturas e tentar conseguir visibilidade nos meios mais mainstream
Genial! :-) E também altera os textos de quem coloca msgs em acordês no facebook, por exemplo, ou é impressão minha?
ResponderEliminarHomem, você merece um prémio! Como não tenho um prémio, vai um ósculo digital - *CHUAC!*
Por opção minha, o facebook não é alvo de modificações, pois lá há um pouco de tudo, mesmo que isto signifique termos de ler algumas coisas em acordês. É preferível assim, senão TUDO o que estivesse em acordês, até exemplos inocentes por quem é contra o mesmo seriam também modificados.
ResponderEliminarTambém há outras razões mais técnicas, que tornam o facebook um "alvo" pouco apetecível e fiável para este add-on. :)
Olá, poderá informar-me se é possível fazer o mesmo com o Safari, que é o programa que eu tenho instalado no meu computador? Muito agradecida!
ResponderEliminarSó conheço para o Firefox. Lamento!
ResponderEliminarCumpts.
Obrigada pela resposta. Terei então de me converter ao Firefox... Saudações e parabéns pela iniciativa!
ResponderEliminarMais coisas hão-de aparecer enquanto o dejecto ortográfico não se vai com a descarga. O mérito desta aqui é do João Ricardo, não meu.
ResponderEliminarGrato pelo seu agrado.
Cumpts.
Eu só uso o Safari quando preciso de testar comportamento de sites em diferentes browsers, por isso não estou muito por dentro do universo do Safari.
ResponderEliminarNo entanto, apesar de ter quase a certeza que há extensões para o Safari que são capazes de fazer procura de palavras como o FoxReplace faz no Firefox, não conheço nem sei se existe alguma que seja capaz de posteriormente manipular essas palavras depois de as encontrar...
Olá. É só para dizer que já temos site para esta iniciativa :)
ResponderEliminarhttp://firefoxcontraao90.wordpress.com/
Obrigado!
ResponderEliminar