Ainda não tive tempo de ver e ouvir com atenção mas ponho já o filmezinho a dar.
A introdução apresenta Lisboa com o Rossio e o elevador do Lavra. Há partes do circuito reconhecíveis à primeira: a entrada da auto-estrada em Caselas; a descida da Estrada de Queluz até ela (tomada do alto aos 3m 15 com ampla vista para os lados de Alfragide); a estrada do penedo... A recta da meta era no alto da Ajuda.
Em 1959 ganhou Stirling Moss num Cooper Climax. A enciclopédia livre tem um rico mapa interactivo do circuito.
Eu estive lá!
ResponderEliminarE o meu pai também, que era comissário de pista!
Foi em Monsanto. No de Lisboa, não o Monsanto da Beira Baixa... LOL
Obrigado por recordar os meus 12 anos.
ResponderEliminarRails de protecção??? Fardos de palha, e já não era mau!
Já agora... e as corridas em Cscais? Não haverá por aí nenhum filmezito???
Dá gosto ver a limpeza da bela cidade de Lisboa no filme, bem assim como os sinaleiros e a educação dos transeuntes que se afastavam da objectiva quando de tal se apercebiam… quase como agora, não é?
ResponderEliminarEngraçado é pensar que o meu Pai me levou à capital nos inícios desse Agosto longínquo a ver os meus Padrinhos que moravam na estrada de Benfica…Fui visitar o Jardim Zoológico , e, claro, não vi o GP , mas apertou-se-me o coração de saudade ao ver isto!
Obrigado, Bic.
Cumpts
Fantástico Caro Amigo! Obrigado por mais esta lembrança de uma Lisboa de outras eras. A diferença é abismal!
ResponderEliminarAbraço.
Também agradeço esta oportunidade de ver partes de um G.P. do qual não dei conta.
ResponderEliminarJá andava por aí mas não dei por nada. :)
Nunca tinha visto imagens em movimento de tal corrida. Só fotografias.
Abraço
Um grande bem haja ao sr. "Bic laranja" por partilhar estes mimos. Fantástico ver os eléctricos a circular no rossio bem como a virar para a Av. da Libredade vindo da Rua Alexandre Herculano.
ResponderEliminarDiz que o circuito era muito perigoso. Jack Brabham diz bateu num poste dos telefones quando perseguia o Stirling Moss e por pouco não foi atropelado por um que o seguia. Diz também que o Moss ganhou folgado porque era o que melhor conhecia o circuito, enquanto os demais corredores se acanharam um tanto, não correndo no limite pelo perigoso que era.
ResponderEliminarCumpts.
Grato por ter agradado. Cumpts.
ResponderEliminarCumpts. :)
ResponderEliminarO autocarro no Rossio tinha cabina à direita. Calhando um dos primeiros seis que vieram.
ResponderEliminarObrigado!
Saudades do meu Pai que correu neste circuito, algumas vezes, na categoria de carros de sport até 1500 cc. A esta prova não fui como aliás não fui a nenhuma em que ele entrou, por expressa decisão de minha Mãe que não queria que o "bichinho" dos automóveis se me entranhasse tão cedo na vida. Para sustos já lhe bastavam os do marido.
ResponderEliminarMais crescidinho pela década de 60 adentro, passei a acompanhá-lo a Montes Claros, Granja do Marquês e Cascais. O "bichinho" entranhou-se o dinheirinho é que se escapuliu e assim o sonho desvaneceu-se.
Grato pelo se comentário.
ResponderEliminarBoas corridas! :)