Imagem dalgumas damas da Belle Epoque na Praia das Maçãs. O casarão era o hotel Royal Bellevue. Ficava diante da Villa Guida, de Alfredo Keil, que ainda lá está. — Calhando aqui ainda ele era vivo.
O hotel ardeu em 1918, salvo erro. [1921. Obrigado sr. Valdemar Alves!]
A fotografia é de Joshua Benoliel, no A.N.T.T., colecção d' «O Século», e vem calhada agora para calcar para o fundo a carantonha do verbete anterior.
(Verbete revisto.)
O meu caro Bic é mesmo corrosivo... tem piada que também não dormi lá muito bem a noite passada, depois de ter visto a fronha daquela preciosidade já noite adentro; assim, acho excelente a ideia que teve em nos alegras as "vistinhas" com essa magnífica fotografia; viajei até lá nas asas da imaginação... E foi bom.
ResponderEliminarCumpts
Este hotel ardeu no dia 28 de Julho de 1921. Como curiosidade os Bombeiros, para atacar o fogo, atrelaram uma vagoneta a um dos típicos eléctricos de Sintra para transportar o material de ataque ao incêndio. Cups. Valdemar Alves
ResponderEliminarMuito lhe agradeço o esclarecimento e a informação curiosíssima. Tinha uma vaga ideia de a ter lida alhures, talvez no Rio da Maçãs: «o eléctrico era o meio mais rápido de transportar as bombas», foi algo assim...
ResponderEliminarCumpts.
:) Cumpts.
ResponderEliminarCaro biclaranja,
ResponderEliminarUma óptima foto que não conhecia do Royal Hotel Bellevue da Praia das Maçãs, assunto como também refere tem sido tratado no "Rio das Maçãs":
http://riodasmacas.blogspot.com/2007/11/o-royal-hotel-bellevue-e-o-elctrico-da.html
Irei "levar" a foto, para um dia destes voltar a tratar do maior hotel que a Praia das Maçãs teve e que um incêndio destruíu completamente em 1921.
Um abraço
Pedro Macieira
Grato pela remissão para o Royal Hotel Bellevue.
ResponderEliminarNo A.N.T.T. achei mais umas poucas, mas vão sem legenda, de modo que não são fáceis de encontrar. Foi ali que achei aqueloutra da Adéga Regional de Colares.
Cumpts.