Sol
Algarve. (c) 2009
Dia de «Sol», o semanário, que não «aquece» muito.
O Sol na praia, embora fira mais o olho, também não aquece muito. O boletim dava 30º; água do mar a 21º. Nem uma nem outra; a outra pende até mais (menos) para os 18º, quere-me a mim parecer... Por sentir cá doer os ossos ao pôr o pèzinho na água fria do mar. — O esqueleto humano também faz de termómetro, hem! O cérebro dá a temperartura.
Vento
Esta tarde temos vento. Vento e as mesmas caras da manhã. E umas mais, conhecidas de ontem e de mais atrasado: uma madame e seu acompanhante que (sem nada de mal) não sei bem como qualificar... Algarve. (c) 2009
Ontem fez a esta madame compras a todos os os ambulantes que passaram. Óculos, malas, coisas de trajar, o que fosse. Menos os das bolas de Berlim, que não fazem bem o género. No intervalo das compras refastelava-se na cadeirinha e regalava-se com uma fresquinha tirada da geleira. E com umas cigarradas. — Fumar é hoje o que sabemos, é mais condenável do que não separar o lixo, e peço desculpa de o descrever aqui. Sucede que a cena que conto não iria completa sem dizer agora que o cavalheiro em companhia também se regalava ele com umas fartas baforadas dum hipotético havano. — Não se mete o cavalheiro às compras, como a senhora, mas não deixa de meter mão à geleira por uma fresquinha. No mais, é um passivo adorador do Sol. Como todos nós aqui, afinal. Só não acho como o qualificar.
Enquanto correu esta história o lulu da madame dormiu pacificamente à sombra, ora da geleira, ora da cadeirinha de praia. Se ladrou a algum vendedor não dei notícia. À madame notei-lhe de falar alto nas compras o sotaque. Em certa medida conjuga-se com o cenário, mas esta história não tem que mais se lhe diga. Porém só acaba depois de dizer o qualificativo que me falhava para o acompanhante da madame. Do cavalheiro é justo que refira que se despediu briosamente da praia carregando a geleira, o chapéu de sol e a restante bagagem conforme lhe calhou. Foi disto que me veio o nome.
Praia da Falésia - (c) 2011
O galego
A madame abandonou a praia adiante dele exibindo o lulu pela trela.
Algarve, 8 de Julho de 11
Sem comentários:
Enviar um comentário