| início |

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Ilustração portuguesa

 Em 1911, à falta de melhor, a República comemorava os seus desgraçados mártires: um almirante sem navio que, desorientado numa recôndita azinhaga de Arroios, meteu uma bala nos miolos, e um psiquiatra propagandista que falhou a revolução porque foi morto na véspera por um furioso louco, doente seu. Dois heróis equívocos da República. Ambos falharam rotundamente o 5 de Outubro (um foi morto em 3, o outro matou-se em 4 de Outubro); a própria República proclamou-se por um equívoco (*). Neste ensarilhado de equívocos prosseguiu a malta do barrete frígio montando em 3 de Outubro de 1911 grande romaria de marujos pelos dois finados e botando inevitável discurso pela obra (?) do infeliz almirante Reis e pela memória (ou não seria pela alma? - de ambos...) do triste dr. Bombarda.
 
Marinheiros no cortejo fúnebre, Rua Morais Soares (J. Benoliel, 1911)

 


  Bom, factos são factos e propaganda é propaganda. Da propaganda aproveita-se esta imagem da Illustração Portugueza (II série, nº 295, 16 de Outubro de 1911, pp. 500-501) que mostra a Rua Conselheiro Morais Soares por alturas da Rua Barão de Sabrosa. Os marinheiros não me interessam nada, o que me interessa é o cenário campestre, são os curiosos empoleirados nos muros e são os vultos ao fundo, com umas árvores diante, do Hospital de Arroios e dum casarão com capela que havia na Azinhaga das Freiras -  onde deram com o tal almirante suicida. À esquerda ainda se topam umas casas que serviram porventura de posto fiscal ao fundo do Poço dos Mouros. O monte no horizonte é para os lados do Arco do Cego. - Extraordinário!

(Cliché de Joshua Benoliel.)

____
(*) Vladimiro Lopes, «Lá Vai o Alemão», Sol, 5/10/10.

2 comentários:

  1. O descampado seria substituído pelos edifícios que ainda hoje existem e que por sinal, estão a degradar-se, esperando a sua substituição por porcaria "moderna".

    ResponderEliminar
  2. Têm-se restaurado alguns. Mais que nas avenidas. Mas a tendência é essa, sim. Cumpts.

    ResponderEliminar