| início |

domingo, 29 de agosto de 2010

A tristeza de não apreciar palhaços

Moças alentejanas, Vendas Novas, 2010
Moças alentejanas, Vendas Novas - (c) 2010.

« Um dia destes vi um jovem de 15 ou 16 anos a entrar numa casa de pronto-a-vestir que existe ao lado da loja da Nespresso, no Chiado. Chamou-me a atenção porque ia a subir os degraus com as pernas completamente abertas, quase a fazer a espargata. Pensei que era aleijado. Mas depois reparei que levava o cinto por baixo do rabo, já na zona das coxas, pelo que tinha de andar assim para as calças não caírem. Há muita gente que anda com as calças a meio do rabo, mostrando parte das cuecas [...]
  Este tempo que estamos a viver caracteriza-se por se querer fazer tudo ao contrário: despentear os cabelos, pôr objectos incómodos nos sítios mais estranhos do corpo, sujar a pele com tatuagens, cobrir metade das mãos, andar com as calças a cair, usar botas altas em tempo de calor.
  Mas tudo isto pode ser encarado com sentido de humor. Já que não podemos determinar a moda, podemos divertir-nos com ela. Um pouco como se estivéssemos a ver palhaços no circo.»


José A. Saraiva, Sinais de Decadência, Tabu, 27/8/2010.

13 comentários:

  1. e já uma vez uma mocoila com as calçs tão em baixo que se via a "floresta" e ela nem fez a minima para as subir, para não mencionar aqueles casos que se nota a roupa interior pelas calças

    ResponderEliminar
  2. Devia ser como em Nova Iorque, onde proibiram estas decad£encias nas escolas. Se não o fazem em casa, tem que se começar noutro sítio qualquer. O meu irmão há uns anos também andava nessa onda. Quando a minha mãe percebeu a coisa (era difícil controlar tendo em conta que ele estava em Portugal e ela fora), fez-lhe um ultimato, ou ele puxava as calças para cima ou não havia mais mesada. Não é que agora ele até usa cinto?!?! Mas tadinhos dos meninos-que-ficam-traumatizadinhos-com-tudo-e-mais-alguma-coisa. e os outros? Não ficam traumatizados quando apanham com pontos obscuros, que deviam estar tapados, aparecerem à luz do dia sem aviso prévio?!?

    ResponderEliminar
  3. Bic Laranja30/8/10 21:45

    Bem sei que as moças (e matronas também) usam calças de cós baixo (e até espirram delas) porque é moda. Mas cuido que esta é moda de usar as calças por baixo do rabiosque é só masculina. E masculina é como quereria ser a moça da direita (outras modas!). Ainda assim, pelos vistos seria pouco; precisava apresentar-se publicamente com as calças em baixo? Um contra-senso porque, no limite, descobrirá a evidência do género.
    Santa paciência!

    ResponderEliminar
  4. Bic Laranja30/8/10 22:17

    Mas não há já regras para isto? Ir pela rua fora de calças em baixo mostrando as cuecas? A não ser no foro jurídico há-de ser no foro clínico. Ou anda tudo demente.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  5. Attenti al Gatti31/8/10 00:25

    Sou um nostálgico. A mim lembram-me o "Cantinflas", hombre!
    A.v.o.

    ResponderEliminar
  6. Bic Laranja31/8/10 09:50

    Ou o Charlot.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  7. Meu caro,

    Todo o artigo de opinião está óptimo, realista e revejo-me nas palavras do autor.
    Não há dúvida que conseguem chamar a atenção e prender o olhar, da minha parte apenas por distracção porque realmente só no circo é que os palhaços actuam.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Lembrei-me agora... podiam multar essa gente. Os cofres do estado agradeciam. :D

    ResponderEliminar
  9. Valdemar Alves31/8/10 21:24

    Meu caro Bic. Acho que hoje veste-se muito mal ou melhor não e veste. Então as mulheres... meu Deus!! É o minimo de roupa. Conduzo o Eléctrico de Sintra e vejo cada "coisa". Senhoras acompanhadas com os filhos vestidas com pouco mais que um pedaço de pano a tapar "alguma coisa", roupas completamente transparentes onde se vê tudo, pois a roupa interior é mini , raparigas que entram nos eléctricos em fato de banho tipo fio dental, que somente vestem algum paninho depois de serem chamadas à atenção e muitas outras situações que baixam muitas mulheres ao minímos da decência. O mais caricato este ano é algumas vestirem muita pouca roupa e depois usarem botas até a meio da canela ou até ao joelho. Faço ideia o calor nas pernas. Em compensação, está fresco mais acima. Ou talvez não!?... Abraço.

    ResponderEliminar
  10. Pelo aspecto deles parecia que se multariam mendigos. E logo viriam os defensores acérrimos defender os 'pobrezinhos'.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  11. Uns palhaços amadores. Daí a falta de graça.
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. O J.A.S. também menciona esse estranho fenómeno das botas. Uma estupidez. E do impudor à falta de higiene vai um passinho.
    Aproveito para o felicitar pelo seu trabalho nos eléctricos. Um tesouro dentro do tesouro que são aqueles lugares de Sintra ao Atlântico.
    Cumpts. :)

    ResponderEliminar
  13. Vá! Vá! Não seja ordinária. Tente lá outra vez escrever isso tudo sem dar erros. Nós aguardamos até à menina ser capaz.
    Cumpts.

    ResponderEliminar