| início |

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Do Hospital de Santa Maria em construção

 Há mês e tal notei que o nome do Hospital de Santa Maria aparecia em grandes letras de néon sobre o edifício. Vê-se da 2ª circular e não sei se é farol para alguma ambulância do I.N.E.M. que ande por aí perdida. Cuido que seja mais importante o hospital identificar-se assim ao longe do que tê-lo melhor apetrechado para os doentes. E dou de barato que a electricidade gasta no reclamo seja mais 'sustentável' e 'verde' que aquelas luzinhas de 'standby' das televisões... Mas não é disto que vos quero falar...
 A esta fotografia do Hospital de Santa Maria em construção dá o arquivista, embora com dúvidas, o ano de 1950 (a construção foi de 1940 a 1953). Cuido que a chapa é mais antiga que 1950 mas não anterior a 1943/44.
 Guiando-me pelo horizonte noto a silhueta do aeroporto da Portela; junto ao edifício da aerogare identifico nitidamente um hangar. Ora cuido (mas é mera conjectura) que o hangar 1 do aeroporto da Portela não seja mais antigo que 1944 (ou 43, admitamos). Logo é como disse...
 Ainda guiando-me pela paisagem que se abre diante dos olhos é fácil perceber que, salvo uma linha de casas a toda a largura da imagem mais ou menos perceptível pelo meio de arvoredo - o Campo Grande - e uma estrada que corre em linha recta para a linha do horizonte - a actual Av. do Brasil -, nada há construído na zona que veio a ser bairro de Alvalade; nem o desenho duma rua. Pois eu tenho ideia que a Av. de Roma foi rasgada por volta de 1946 e que as primeiras casas do bairro de Alvalade só se começaram nesse ano ou no seguinte. Digo isto de memória e quase mais por conjectura que de ciência certa: esta fotografia é de 1944 ou 45. Corrijam-me por favor se estiver enganado.
 Do que se identifca na paisagem conto dizer qualquer coisa mais amanhã ou depois...

Hospital de Santa Maria (H.Novais, c. 1945-48)
Hospital de Santa Maria em construção, Lisboa, 1940-53.
Fotografia: estúdio de Horáco de Novais, in Biblioteca de Arte da F.C.G..

4 comentários:

  1. Mário Cruz23/6/10 15:14

    Caro Bic,
    As fotos do arquivo da CML “Futura avenida de Roma, vista a partir da entrada do Hospital Júlio de Matos” (cota antiga A9694 N8385) e “Trabalhos de terraplanagem do cruzamento das avenidas de Roma e Estados Unidos da América” (cota antiga A9695 N8386) parecem dar-lhe razão.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Especialmente a segunda. Grato por corroborar (devo-lhe ainda algo sobre aquelas outras; não está esquecido).
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  3. TristaoVelasco24/6/10 22:44

    Fascinante. Aguardam-se pistas de leitura. Não tinha ideia de que a Av Brasil (Alferes Malheiros?) tivesse tanta edificação do lado Norte por esta altura. São aqueles os prédios que ainda hoje estão junto ao INETI? Cá ficamos à espera.

    ResponderEliminar
  4. Se se refere ao L.N.E.C., não É o Hospital de Júlio de Matos. Mais pistas a seguir...
    Cumpts.

    ResponderEliminar