| início |

quinta-feira, 18 de março de 2010

Arboricultora

 Na excursão a Mafra despertou curiosidade o nome da Arboricultora, Lda., antiga empresa de camionagem de Caneças, de cujas camionetas de carreira publiquei então uma fotografia de autor não identificado e sem certeza se seriam realmente daquela empresa. Publiquei-a – tinha-a guardada por isto – porque na minha memória daquela excursão a Mafra as carreiras eram daquelas cores. O que não sabia ao certo era se o encarnado e o amarelo eram as cores da Arboricultora.

 Pois a resposta era fácil...

 Não me deu logo para isso, mas afinal uma pesquisa na rede desfaria logo à primeira a dúvida; no blogo Montemor está publicado um verbete com o mesmo título deste agora onde se mostra mesma imagem cuja legenda diz que se trata das camionetas n.º 75 e 77 da frota; a fotografia é atribuída aos Amigos dos Autocarros. O verbete tem dessas curiosas novidades antigas sobre as carreiras da Arboricultora; horários, bilhetes, cartão-passe de estudantes, alfinetes de lapela e esta carreira aqui com o nº de frota 21, estacionada no cimo da Casal Ribeiro, em Lisboa.



Arboricultora (nº de frota 21), Av. Casal Ribeiro, [s.d.]

Arboricultora (nº de frota 21), Av. Casal Ribeiro, s.d.

(Publ. por José Paulino, blogo de Montemor.)
 

4 comentários:

  1. Na 21 não me lembro, mas na 19 fartei-me de a apanhar (como se dizia)para ir para a Escola.
    Nas curvas a porta de trás abria-se.

    ResponderEliminar
  2. Bic Laranja22/3/10 14:31

    Coisa natural em tempos menos... certificados.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  3. Numas parecidas andei, eram da Barraqueiro, e ia para Loures para uma quintarola de uma tia passar por vezes um dia apenas, eu e mais alguém com umas miudas. Íamos namorar à escondidas e para o que desse. Às vezes dava ...outras...
    Hoje parece um pouco ridículo, mas as facilidades das gerações actuais, nem sonham o bom que era a incerteza, a procura, o deslumbramento e tantas vezes a surpresa.

    ResponderEliminar
  4. Bc Laranja28/3/10 11:50

    Cá terá esta nova mocidade as suas incertezas, creio.
    Grato pelo testemunho.
    Cumpts.

    ResponderEliminar