« Pergunto-me a mim, como é que num país em que se constrói mais do que se consegue vender, porque é que não travam a construção nova e se dedicam ao restauro? Porque é que se desvalorizam autênticos tesouros em troca de pesadelos arquitectónicos? Porque é que não protegem o nosso património e gastam somas exorbitantes em projectos efémeros e de utilidade duvidosa?»
Gastão de Brito e Silva, Ruin'Arte, 28/1/2010.
Palácio das Obras Novas, Vala da Azambuja, 2007.
Verdadeiros criminosos do património nacional, é o que eles são. E felizes deles, ninguém os chama à pedra. É deste desinteresse total da maioria dos portugueses perante um escândalo que brada os céus, que os criminosos morais contra o nosso valioso património se valem. Estes são crimes sem perdão. Triste país o nosso.
ResponderEliminarMaria
É um misto de estupidez e de cupidez, creio.
ResponderEliminarInclino-me, como sabe, sempre mais para a primeira.
Neste caso, porém, julgo que a segunda também pesa bem.
Abraço
Pois é verdade...o gajo tem toda a razão...vamos apoiar esta causa...
ResponderEliminarG;-)~
Este palácio tem, ou tinha, uma alamêda de palmeiras fabulosa. Segundo parece, terá sido por aquí que aportou Almeida Garrett nas "Viagens na Minha Terra"
ResponderEliminarA.v.o.
A dúvida que inquieta o senhor Gastão é algo que também me inquieta. Principalmente quando vejo, por outras, paragens os investimentos a serem feitos no sentido de preservar o que já existe, dando todo o conforto e todas as comodidades a casa antigas, mas charmosas e cheias de história...
ResponderEliminarTalvez a maioria se não desinteresse. Talvez seja só impotente contra a oligarquia e o dinheiro. Cumpts.
ResponderEliminarÉ cupidez estúpida, portanto. Se ao menos ele a houvesse inteligente, para o resultado ser o inverso...
ResponderEliminarCumpts.
Sim, claro. Cumpts.
ResponderEliminarAs palmeiras estão lá. O Garrett deixou vapor da Vila Nova aqui logo à entrada das viagens, é verdade. Cumpts.
ResponderEliminarTalvez daqui a 30 anos, que é o que dizem que levamos de atraso. Se a voragem não for total até lá...
ResponderEliminarCumpts.