| início |

domingo, 18 de outubro de 2009

25 de Fevereiro - 1909

« Visita ao Coelho de Carvalho, que está doente, e mora num velho palácio, na Rua do Arco do Cego. Móveis Império, uma cama imponente com golfinhos doirados e espelhos, falsos quadros de mestres nas paredes de estuque, onde todos os caiadores de Lisboa pintam sempre o mesmo friso azul-ferrete, e salas que se sucedem com alguns móveis antigos isolados. São restos de grandeza duma existência de artista...»


Raul Brandão, Memórias, Tomo I, Relógio d'Água, Lisboa, 1998, p. 180.



 Um velho palácio na Rua do Arco do Cego? Olha se fosse...  Teríamos aqui meia descrição do interior.

Rua do Arco do Cego, Lisboa (E.Portugal, 1940)
Rua do Arco do Cego [vista de metade do palácio do Conde de Sintra à dir.], Lisboa, 1940.
Eduardo Portugal, in Arquivo Fotográfico da C.M.L..

6 comentários:

  1. Attenti al Gatti19/10/09 00:54

    Em relação ao actual traçado da rua, onde é que se situaria o trecho da foto? É que não resta o mais leve sinal nem do palácio do Conde Sintra nem do viaduto onde se postou o fotógrafo.
    A.v.o.

    ResponderEliminar
  2. Attenti al Gatti19/10/09 01:26

    Segui o link mas as dúvidas persistem. O fotógrafo estaría virado para o lado da Estefânia ou para o Campo Pequeno? A actual Rua do Arco do Cego não cruza com a Av. Antº. José de Almeida. Termina na Av. Magalhães Lima / Av. Visconde de Valmor, de frente para um prédio moderno, todo fino, com piscina e tudo. Será que lhe plantaram em cima todo o quarteirão que vai desse prédio até à Antº José de Almeida?
    A.v.o.

    ResponderEliminar
  3. Sim, mais os quarteirões até à Duque de Ávila. A Rua do Arco do Cego era o prolongmento natural da Calçada de Arroios e da Visconde de Santarém, seguindo pelos logradouros actuais da Rua D. Filipa de Vilhena. Ainda apanha um pedacinho dela nas traseiras desse mamarracho que fala. Há lá uma casa com o nº 54 onde subsistem uns serviços da C.M.L..
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  4. A quinta do conde de Sintra estendia-se desde o Centro Comercial S. João de Deus até à Defensores de Chaves ocupando toda a actual Casa da Moedae ruas adjacentes.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  5. Procurem pela Rua do Arco do Cego no Google Maps, ou outro do vosso agrado.
    Verificarão que no seguimento da Rua do Arco do Cego e já nas traseiras daquele calhamaço com piscina no cocuruto existe uma rua, paralela à Filipa de Vilhena. Essa rua ainda é a Rua do Arco do Cego (mas não parece).
    Já agora, pelo tamanho das sombras, parece-me que a foto terá sido tirada cerca do meio-dia. Com isso e pela posição das sombras o fotógrafo estaria virado a sul.

    ResponderEliminar
  6. Attenti al Gatti21/10/09 00:17

    Grato pela pronta e detalhada explicação. Fiquei elicidado.
    A.v.o.

    ResponderEliminar