« Tenho vindo a fazer o levantamento dos trabalhos de arquitectura de Ventura Terra há já 4 anos. Tarefa extremamente dificultada pela ausência de espólio de arquitecto. E este edifício é, na minha opinião, um dos que melhor caracteriza o seu trabalho. Tem um átrio de entrada e uma escadaria interior em caracol simplesmente lindíssimos.
Quando soube da sua demolição fiquei mesmo muito triste e desiludida. O edifício não está em tão mau estado que tenha que ser desventrado! Era uma questão de se preservar pelo menos uma parte do seu interior.
Mas claro, os arquitectos parolos, responsáveis pela mortandade na arquitectura das avenidas novas, não têm, como há muito sabemos, qualquer sentido estético, para não dizer histórico!
E a Câmara Municipal, com muito orgulho na sua campanha de "carimbar" edifícios com o seu "APROVADO", ainda acha que está a fazer um imenso favor à cidade!
Carniceiros da arquitectura! »Comentário de Isabel Marques em 21/5/2009 às 15:37.
Antes de passar adiante, tome o bénevolo leitor a última frase do comentário e note o palacete, ao fundo, já no quarteirão a seguir. É na esquina NE da Barbosa du Bocage com a Av. da República...
À estimada Isabel Marques, caso venha a publicar o levantamento, por favor dê-nos notícia.
Av. Elias Garcia, 62, Lisboa, 1970.
Artur Inácio Bastos, in Arquivo Fotográfico da C.M.L..
Se quiser a foto de casa dos neus avós em Esposende, risco de Ventura Terra, tenho fotografias da casa que ainda existe e é muito idêntica à que existia em frente ao El Corte Ingles.
ResponderEliminarE mais estes verbetes àcerca:
http://diasquevoam.blogspot.com/2008/05/esposende.html
http://diasquevoam.blogspot.com/2007/04/o-palacete.html
http://diasquevoam.blogspot.com/2007/04/era-uma-vez-santos.html
Este blog é muito bom e é sempre uma delícia passar por aqui. O único "defeito" é não ser actualizado muitas mais vezes, permitindo-me outros tantos deleites.
ResponderEliminarObrigada, sr Bic. Bem haja!
Muito brigado pelas dicas, Srª Dona T., que muito enriquecem aqui. Cumpts. :)
ResponderEliminarMuito obrigado pelo apreço. Cumpts.
ResponderEliminarTambém cá fico à espera do levantamento... Haja alguém que olhe "por nós"!...
ResponderEliminarAbraço
Reparei, ao fundo, na publicidade da Predial… Logo me lembrei da quantidade de prédios - em Lisboa e não só - que as seguradoras “incineraram”.
ResponderEliminarEssas devem estar nos primeiros lugares da pouca vergonha!…
Abraço
As seguradoras?!... Cumpts.
ResponderEliminarque tristeza !
ResponderEliminarSem dúvida. Cumpts.
ResponderEliminar