« Sobretudo o que agora vou escrever é que me custa mais: ao pensar no momento horroroso que passei confundem-se-me as ideias. Que tarde e que noite mais atroz! Ninguém pode calcular [...] »
D. Manuel II, Notas Absolutamente Íntimas, 21 de Maio de 1908.
(Memórias íntimas de el-rei D. Manuel II publicadas no Memorial do Regicídio.)

Cortejo Fúnebre, Rua 24 de Julho, 8/2/1908.
Fotografia de Joshua Benoliel, in Arquivo Fotográfico da C.M.L..
[O regicídio foi há 101 anos...]
Bic ,muito obrigada pelo texto de hoje sou fascinada por esta Familia Real .
ResponderEliminarAbraço
Carlota Joaquina
Carlota, leia a biografia do Dom Carlos escrita pelo Rui Ramos. Eu gostei muito.
ResponderEliminarCumpts Senhor Bic:)
Obrigada T vou seguir o seu conselho
ResponderEliminarAbraço
Carlota Joaquina
De nada, D. Carlota Joaquina. Obrigado eu pela sua visita. // Só tenho ouvido boas referências dessa biografia de el-rei D. Carlos, Dona T.. Tenho-o ali à espera. Tenho-o ali à espera. // Cumpts. a ambas.
ResponderEliminarObrigado pela lembrança, meu Caro Bic.
ResponderEliminarAbraço.
Curioso, ainda ontem visitei os seus aposentos no Palácio da Pena. Na mesma semana em que comprei na Fnac – a preço especial – uma sua biografia. E há poucas semanas andei a fotografar a zona onde foi estupidamente assassinado.
ResponderEliminarAndo há dias a dedicar-me a D. Carlos, quase sem dar por isso… Só agora "liguei" tudo!
Por outro lado, faz agora um ano que lhe prestei a minha humilde homenagem em:
http://coisapouca-07.blogspot.com/2008/02/o-rei-ainda-mexe.html
O nosso D. Carlos é uma figura por quem nutro grande simpatia.
O Sr. Bic também?
Abraço
Suponho que o edifício, junto ao qual está a passar o préstito fúnebre sería a, na altura, Fábrica do Gáz, na Av. 24 de Julho e de que hoje só sobrevive a fachada do piso térreo. Será assim?
ResponderEliminarA.v.o.
O problema n°1 da miséria no mundo é a ignorância , esta que transforma os homens em animais sem raciocínio , a única forma de se exprimirem é a violência para resolverem os seus problemas, alias se repararmos, nos países ocidentais como no 3° mundo, os heróis nacionais são quase sempre militares, cultura militar que é transmitida de geração em geração , enquanto as populações não compreenderem que a instrução , cultura, e saber viver em grupo são uma forma de bem estar e progresso, os dirigentes terão o futuro bem seguro, é graças as guerras e a miséria deste mundo, que eles existem, o povo é considerado abaixo de cão , sem auto-estima, basta ver a forma como a população se comporta, quando um membro de um governo vai a qualquer lado, pago com os nossos impostos, parecem muitas as vezes animais quando os donos lhe vêm dar o comer, quando na realidade é o contrario. Desculpem lá pela maçada , mas nunca compreendi porque que é os homens fazem as guerras, por ideais ridículos.
ResponderEliminarDe nada. Cumpts.
ResponderEliminarViva el-rei D. Carlos! Cumpts.
ResponderEliminarCertíssimo! Cumpts.
ResponderEliminarPois!... A seguir foi a vez do dr. Afonso Costa e a pandilha darem de comer aos... Uns hão-de comer à mão outros hão-de morder. Não passamoss de mamíferos, na verdade. Uma tirania da Biologia que bem quer saber de ideais ridículos.
ResponderEliminarCumpts.