A noite hoje está um tanto abafada. Tem cheiros de Verão...
Dizia-me a senhora à tardinha que agora em sendo 7h00 já anoitece. Lembrei-me que desde sempre me entristece o Outono. Acabavam-se as férias grandes, o que era uma tristeza, e ter que voltar às aulas... A senhora não. Gostava da escola; sempre gostou de estudar. Para meu maior desânimo vinha-me a melancolia dos dias a definhar, o sol já não tardava até bem depois das nove como nos maiores dias. Lembro-me de pensar ano após ano que mesmo assim era aceitável anoitecer às 7h00. Pior era depois, até ao Inverno, minguarem os dias, minguarem, minguarem, ao ponto de serem cinco e meia da tarde e já de noite...
Agora está um nadinha mais fresco. Já vamos em Outubro.

Silva Porto, Charneca da Belas ao pôr-do-sol,1879.
Óleo sobre tela, 85 x 150 cm,
Museu do Chiado, Lisboa.
E sobre a história da CUF ? já publicou aqui ?
ResponderEliminarando interessada nesse tema.
obrigada. Cordiais saudações
C.U.F. não. Lamento.
ResponderEliminarCumpts.
Ah, o maravilhoso Outono… Foi sempre a minha estação favorita.
ResponderEliminarApesar do minguar dos dias e do regresso em força do castrante quotidiano, a natureza encarrega-se de nos compensar com todos os seus cheiros e cores. Vê? Até brota em mim a minha alma mais pirosa! :-)
Veja-se também este belo quadro que apresenta aqui o Sr. Bic. Razão tem é a “senhora”... :-)
O pior mesmo são as chuvas e tormentas que se abatem pelas charnecas por aí fora… Belas é que elas já não são há muito!
Abraço
Por acaso a de Belas também não sei onde seja. Deve ser de betão, agora, por isso se não vê.
ResponderEliminarCumpts.
Sinto exactamente o mesmo que "Bic Laranja" em relação ao Outono. Ainda por cima, durante anos, uma canção cantada por Simone de Oliveira que começava por "Setembro desfolhou-se numa agonia lenta..." martelava-me a cabeça, servindo de marcha fúnebre às minhas ricas férias, ao calor, à praia, aos bikinis, às "imperiais" fresquinhas, aos dias grandes, etc. Uma estação deplorável, o Outono. A seguir ao Verão devia ser logo Inverno. O Verão morria de morte súbita e pronto. Poupava-se-lhe esta agonia desnecessária. A ele e a nós.
ResponderEliminarA.v.o.
Concordo que não é agradável que o Sol se ponha às 5H30 da tarde, Bic, mas também não o é que brilhe desalmadamente às 11H00 da noite. Dia é dia e noite é noite! E o Outono e a Primavera são as estações do equilíbrio, em que as horas, a claridade solar e as nossas rotinas acertam (mais ou menos) o passo. :-)
ResponderEliminarO ocaso às 11h00 da noute foi um fuso do dr. Cavaco à procura de mercado. É rosca com boa venda na Europa, não cá.
ResponderEliminarCumpts.
Eu dispensava inclusive o Inverno. Talvez volte cá como andorinha...
ResponderEliminarCumpts.
Tinha vantagens. Depois de uma bela manhã na caminha, ainda tinhamos uma longa tarde de praia pela frente.
ResponderEliminarA.v.o
Será vantajoso para atletas olímpicos, bem vejo.
ResponderEliminarCumpts.