| início |

sábado, 5 de abril de 2008

Grilo

O carro operário à espreita da alta velocidade.
Parece-me cá que faz mais falta um eléctrico (1)  dos Olivais (2)  à Baixa que um pêndulo a 300 km/h daqui para Espanha.
A menos que seja para fazer de Madrid um subúrbio de Lisboa...

Beato, Lisboa (Eduardo Portugal, 1940)
Confluência da Rua do Grilo com as calçadas de D. Gastão e do Grilo, Beato, 1940.
Eduardo Portugal, In Arquivo Fotográfico da C.M.L..




(1) Metro de superfície, dizem agora os modernos.
(2) Expo, dizem agora muito os modernos.

6 comentários:

  1. É curioso ver o pouco que aquelas ruas parecem ter mudado nos trinta anos que dividem as duas fotografias. E na verdade, mesmo depois da Expo 98, todo aquele eixo do Beato-Xabregas parece ter ficado muito na mesma. Fica-se a pensar onde fincarão os pilares da nova ponte e irão desaguar as inevitáveis "acessibilidades". Venham os palpites do BicLaranja.

    ResponderEliminar
  2. Na terceira porta à esquerda, onde está a figura feminina, era o posto da Direcção-Geral de Saúde, onde eu era vacinado contra a varíola, entre os seis e os dez anos de idade. Era uma boa caminhada desde a Calçada do Carrascal até aqui mas fazia-se bem, ora pelas velhas azinhagas, ora pela mata da Madre de Deus. Essas caminhadas seriam impensáveis para qualquer criança dos dias de hoje, apesar do estatuto de criança a durar quase até à idade de ir para a tropa. Sobre esta zona e suas imediações, existem alguns apontamentos interessantes no romance "Amanhã", de Abel Botelho - Biblioteca Iniciação Literária - Lello & Irmão Editores, Porto,1982. A.v.o.

    ResponderEliminar
  3. Hão-de fincar os pés na Manutenção Militar, que o que não falta são amigos para fazer de assentistas. As voltas, voltinhas, nós e abraços das 'acessibilidades' derreterão o que sobra das azinhagas do Perdigão, do Broma e do Ferrão e hão-de seguir lançadas na cumeada onde pouco menos que jaz a Azinhaga da Salgada; mais rodriguinhos hão-de encaracolar-se com a via férrea entre a Afonso Domingos, a Verney e a Rua de Marvila. O vale de Chelas e a velha estrada até à calçada da Cruz da Pedra assemelhar-se-ão ao vale de Alcântara. A Rua do Beato encher-se-á de condomínios em velhas fábricas e de mamarrachos no que for arrasado. Assim rezam as 'requalificações'.
    Ora aí tem.
    Cumpts. :)

    ResponderEliminar
  4. Depois passou para a Santa Casa, antes da Mitra. Estendia-se a caminhada da Madre de Deus até lá atalhando pela Calçada do Duque de Lafões e R. do Beato.
    Grato pela indicação biliográfica. Hei-de ver isso. Cumpts.

    ResponderEliminar

  5. Curioso é que um pouco mais abaixo de onde aparece o eléctrico, trabalhava eu quando do 25 de Abril.

    ResponderEliminar
  6. E houve ali manobras?
    Cumpts.

    ResponderEliminar