| início |

domingo, 12 de agosto de 2007

Os ciclistas (*)


 Certa vez que procurei ao meu pai o que se lembrava ele dos lugares de Alvalade ou do Campo Grande antes daquilo tudo ser urbanizado saiu-se-me ele com uma história duma corrida Porto - Lisboa no tempo do Trindade e do Nicolau. Devia ter ele uns seis ou sete anos — disse-me ao cabo de contar a história — o que leva esta história para 1935 ou 1936.
 Foi ver os ciclistas. Para os ir ver não se conseguia era lembrar já os caminhos que calcorreara. Tinha uma vaga ideia de ter passado a linha férrea e ter ido dar finalmente ao Campo Grande, para os lados do campo do Sporting. Mas era pequeno e seguia guiado por outros. Do que eu queria saber não me disse afinal grande coisa mas do descaminho até tão longínquos arrabaldes para admirar os briosos ciclistas disse que foi uma festa; era uma alegria vê-los a correr e ver o muito povo que ruidosamente os animava.
 Desta história houve consequências: o Trindade e o Nicolau corriam de bicicleta a rivalidade entre o Sporting e o Benfica; nesta vez ganhou o Trindade e o meu pai alçou-o logo ali a ídolo. E ficou do Sporting.



Corrida de bicicletas em Lisboa, [Campo Pequeno], [c. 1910].
Fotografia: Arquivo Fotográfico da C.M.L.

 Uma outra consequência foi a minha avó lhe ter pregado à chegada dois açoutes no rabo por se ter escapado para tão longe e ela afligindo-se sem saber dele.

 




(*) Publicado originalmente em 12 de Agosto de 2007 às 4h06 da tarde. Trasladado conforme o original a esta data (7/VIII/2013), com todos os comentários, por capricho do autor. E reposto na data original em 20/VIII/2013.

24 comentários:

  1. Levou umas palmadas no rabiosque , mas valeram a pena!
    Bela crónica.

    ResponderEliminar
  2. Homem de bom gosto, o seu Pai. :)
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Ola caro amigo. Fotografia muita bonita. Boa continuação. Hugo

    ResponderEliminar
  4. Bic Laranja12/8/07 21:35

    Dona T.: O gosto que tinha pelo 'Sportem' compensou-o, certamente. // Manuel: Sim, era bom gosto. Havia mais desporto e menos 'futebóis', creio. // Cumpts.

    ResponderEliminar
  5. Bic Laranja12/8/07 22:48

    Olá Hugo. Obrigado! Igualmente.

    ResponderEliminar
  6. Excelente historia. Nao fazia ideia que existia a corrida Porto-Lisboa.

    ResponderEliminar
  7. Caro Bic Laranja: o meu Pai, que gostava de desportos «sobre rodas», também tinha um curioso – para mim quase incompreensível - fascínio por ciclismo. A ele devo ter acompanhado as carreiras de Eddy Merckx (hoje barão, aprendo na Wikipédia) e de Joaquim Agostinho nos seus períodos áureos. A fotografia é muito gira (como o são, em regra, as fotografias de outros tempos que aqui coloca).

    ResponderEliminar
  8. Meu Caro Bic Laranja, uma verdadeira delícia o trajo com que as Damas e Cavalheiros iam ver os corredores. Eu, que sigo a Volta a Portugal, com as consequências constatáveis na diminuição de actividade bloguística, fico aflito por ver que o público se despe cada vez mais, proporcionalmente à desconformidade das medidas dos seus corpos às padronizadas. Abraço

    ResponderEliminar
  9. carlos freitas13/8/07 14:44

    É saborosa a prosa e mais saboroso ler sobre o tempo dos "sportman's" fossem eles de que clube fossem. Velhas rivalidades cimentadas pela história.
    Um Abraço

    ResponderEliminar
  10. Também me fascinam as fotografias antigas, induzem-me a vertigem do tempo, uma espécie de hipnose acerca do "sentido da vida". É isso.

    ResponderEliminar
  11. Bic Laranja13/8/07 19:32

    Mário: Obrigado! A Federação acabou com a prova. // Luar 2: Muito gosto em sabê-la por cá! Aproveito para felicitá-la pelo seu calmo e inteligentíssimo blogo, que muito aprecio. Obrigado pela visita e pelo seu precioso comentário. // Réprobo: Infelizmente os amorfos escravos da moda só reflectem eficazmente no modo de melhor se exibirem, não nas figuras que fazem. // C. Freitas: Obrigado!Simpatia sua. E sim, é verdade que naqueles tempos havia maior 'fair-play'. // Asdrúbal: Ou talvez uma hipnose de reversão do tempo... // Cumpts. a todos.

    ResponderEliminar
  12. Vou já bisbilhotar o blog da Luar.

    ResponderEliminar
  13. Isto terá sido na época de José Tanganho? Fiquei fascinada com a personagem, que só conheci há coisa de um ano, através de Mário Lino, "guardião" das memórias do cliclismo no Museu das Caldas. Conhece o livro?
    ps: gosto muito de passar por aqui.

    ResponderEliminar
  14. Bic Laranja13/8/07 22:50

    O José Tanganho é dos alvores da Volta a Portugal, por 1927. A imagem é anterior c. 15-20 anos. Não conheço o livro mas agradeço-lhe a informação. Obrigado pelo apreço! Cumpts.

    ResponderEliminar
  15. Caro Bic Laranja, obrigada pelas suas palavras. Gosto particularmente do «calmo» (o resto é amabilidade sua). Mas é interessante perceber um pouco da imagem que se transmite.

    ResponderEliminar
  16. Bic Laranja14/8/07 18:49

    :) Cumpts.

    ResponderEliminar
  17. Aljubarrota. 622 anos hoje ... ainda «estamos» !

    ResponderEliminar
  18. Bic Laranja15/8/07 14:24

    Em relação a Aljubarrota não creio que estejamos... Cumpts.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo7/8/13 22:54

    Acho um piadão à roupagem dos ciclistas, todos de fato completo e chapéu ou boné, pois claro! Pelos anos 10 do século passado esta era a vestimenta usual para se andar na rua, mas para uma corrida de bicicletas?..., em nem sei como eles conseguiam percorrer sequer um quilómetro com aquela vestimenta, quanto mais a prova toda:)
    Maria

    ResponderEliminar
  20. Inspector Jaap8/8/13 10:27

    Bons tempos da rivalidade saudável entre 2 grandes agremiações desportivas. Hoje gira tudo mais à volta do maldito dinheiro, tanto no desporto como na (falta de) cultura e os resultados estão à vista.
    Cumpts
    P.S. Os nossos Maiores terão nascido pela mesma altura, ao que vejo; se fosse o meu a ir ver a corrida, telo-ia feito noutro ano e teria ganho o Nicolau :)! E também teria apanhado um valente par de açoites, claro, que a coisa não era para brincadeiras nesses tempos.

    ResponderEliminar
  21. Inspector Jaap8/8/13 10:29

    Tê-lo-ia, claro!

    ResponderEliminar
  22. É verdade. Embora hja ali uns fardados de padeiro... Calhando eram esses os sportsmen do ciclismo. Os outros seriam o que hoje chamamos cicloturistas, talvez.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  23. Desporto?!...
    Hoje tudo é mercadoria.
    Cumpts.

    ResponderEliminar