| início |

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

A globalização é...

 Semana a semana tenho vindo a ler com deleite o Álbum de Memórias do professor Hermano Saraiva. Na outra semana deixei-me atrasar. Enquanto tento recuperar a leitura fixo-me num passo de 1992 - as primeiras impressões sobre a América. Convidado para proferir lá algumas palestras, aconteceu em cada dia um dos anfitriões ser escalado para acompanhar o professor Saraiva. Numa das vezes...

« Acabam por me levar a uma galeria comercial para fazer compras. Tinha vagamente pensado em levar à Maria de Lourdes um blusão de cabedal, mas de pele mais macia, leve e, se possível, branca. Digo-lhes isso e corremos a galeria à procura. Nada que se pareça. Mas os meus companheiros dizem-me que não devo sair sem comprar alguma coisa. Seria repreensível. E sugerem-me camisas e camisolas que acham muito bonitas: são as mais assarapantadas, garridas, absurdas. Vejo por fim uma, completamente branca, e compro-a, para me livrar da pressão. Mas não, ainda não. É preciso continuar a comprar. Estamos na época do Natal. Devo, portanto, comprar artigos natalícios. Esta insistência não é uma exigência indiscreta, mas um gesto de amabilidade. Para os meus torcionários, viver é consumir. Trazem-me às compras como se me levassem a um paraíso terreal. Procuram proporcionar-me o maior prazer que conhecem: comprar. Até que ponto o consumismo pode moldar-nos a alma! »

J. H. Saraiva, Álbum de Memórias, 8ª Década (Anos 90), I parte, 1ª ed., [Lisboa], Sol, 2007, p. 31.
Centro Colombo, Lisboa, 1997
Centro Colombo, Lisboa, 1997.
Imagem em ...

5 comentários:

  1. Ainda não li quase nada.
    Mas não gostei do descaso com a edição. As lombadas não concordam com as capas, no que diz respeito às divisões em décadas.
    Eu sei que é coisa de pormenor, mas...
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Bic Laranja17/8/07 01:28

    Ainda não tinha notado isso. Mas tem razão, a edição podia estar mais cuidada. Cumpts.

    ResponderEliminar
  3. E pensar que mesmo em frente há um recinto desportivo em que o dinheiro teria muito melhor emprego... Abraço

    ResponderEliminar
  4. errezinha17/8/07 10:08

    De facto não consigo imaginar o Prof. JHSaraiva num CC atacado pela febre consumista, correndo desvairadamente de loja em loja :D

    ResponderEliminar
  5. Bic Laranja17/8/07 20:15

    Consigo concordar na justíssima medida em que tal dê satisfação ao meu amigob Réprobo. Mas não lhe chamaria mais que um campo de bola. Duma sociedade anónima. // Pois veja a maldade que fizeram ao pobre professor, Errezinha. // Cumpts a ambos :)

    ResponderEliminar