Estamos no tempo deles. Todos pomposamente exibindo Bolonha em destaque: são os anúncios às pós-graduações, mestrados e o mais que haja por essas universidades particulares. Tropecei num da Universidade Católica em meia página no Sol de sábado passado. Atentai no rodapé!
Os que conhecem o plural do neutro latino 'curriculum' creio que nem olharão já para tão apetitosa oferta académica. Os restantes... Enfim! A estes faço votos da melhor sorte nos altos estudos que ali adivinho e cujos títulos (alguns) me soam assaz intrigantes: que será Educação da Efectividade e da Sexualidade? Efectividade tornou-se agora uma ciência humana? Não me admira; ele agora há tantas, novíssimas, algumas chiques até!…
E que diabo caberá no curriculum dum curso de Estudos de Cultura? Será o mesmo que caberia num curso (sem estudos) só de Cultura? Quantos (ou quais) terão curriculums [sic] para definir o limite do que é e não é cultura…?
Pois bem! No Baixo Império, depois com os bárbaros, e desde aí até hoje a Igreja Católica manteve-se guardiã do Latim, entretanto esquecido e adulterado pelos séculos e pelo linguajar descuidado dos povos. Pois do que vejo aqui parece-me que em paralelo com os foruns (ou será forums?) Allgarve, Allmada &c., um destes dias sairá da chancelaria do Vaticano uma Bula ou um Breve em Latim pejado de curriculums [sic]. E eis aonde chegámos...
Fim de civilização.
Nota: como repito várias vezes o erro grosseiro que critico convém que deixe aqui o que é correcto; o plural latino dos nomes e adjectivos do género neutro (em Português só há masculino e feminino) no caso nominativo forma-se em 'a': assim templum > templa, forum > fora, curriculum > curricula, &c.. Da particularidade de fórum (em port.) e de forum (em Latim) conto falar mais tarde.
Nota acrescentada às 11h00 da manhã.
Não faltam tristes exemplos destes...
ResponderEliminarSeremos nós assim tão exigentes ou a coisa está num patamar lá muito em baixo?
E, sabe, mais do que a ignorância aflige-me a incapacidade de pensar.
Abraço
Nem consigo comentar...
ResponderEliminarAliás, Meu Caro Bic, mesmo que defendessem estar "curriculum" aportuguesado tal qual, sendo passável, a par de "currículo", o plural obrigaria a transformar o "m" num "n". Abraço
ResponderEliminarA exigência neste caso é imperativa, Manuel. Trata-se dum anúncio duma Faculdade de Humanidades duma Universidade. Católica (onde subentendemos o Vaticano). A incapacidade de pensar é isto: não conseguir entender minimamente o que nos rodeia; e assim tudo o que se faz sai à toa. // Não me admira, Scarlata. // Cumpts. a ambos
ResponderEliminarCerto! Se 'curriculum' fosse forma portuguesa aceitável. Entendo que não é; é Latim. E, em caso de dúvida, sinal de inteligência seria usar precisamente a forma portuguesa: 'currículos'. Mas quem não sabe nada não consegue ter dúvidas. Cumpts., Réprobo!
ResponderEliminarOra muito bem dito caro Bic!
ResponderEliminarSe é assim na Católica, que até é ensino particular conceituado, como será nas outras? Não consigo conjugar a palavra Universidade com estas grandes superfícies de ensino(?). Imagino logo o Continente cheio de diplomas nas prateleiras. E brindes. E descontos. Enfim.
ResponderEliminarSe calhar o conceito que corre da Católica é uma sensação que temos (se é caro deve ser bom). Afinal... Cumpts.
ResponderEliminarEsse erro está por toda a parte. Por aqui quando alguém diz "currícula" os outros olham como se falasse chinês.
ResponderEliminarApesar de tudo, faz-me mais impressão os nomes dos cursos. Compreende-se portanto que tenham os seus 'curriculums'. Mas tudo isto na Católica ?!
ResponderEliminarNeves de Ontem: Pois! E quem sabe acaba por ter vergonha de o mostrar. Eis o nível a que chegámos. // Asdrúbal: é tudo muito fraquinho não é?!... // Cumpts.
ResponderEliminarRealmente...na Universidade Católica!
ResponderEliminarDeixe lá, conheci um asno que lá andou em Teologia e dizia "o meu currícula".
Nos casos vertentes, o radical deve ser "curro"...
E é mesmo! [Gargalhadas.] Cumpts.
ResponderEliminarDiabos, Je Maintiendrai antecipou-se, ia dizer que no caso curro basta - é mais politécnico, mais condizente com os «ventos» (ou ventosidades) de Bolonha...
ResponderEliminarNão faz mal, eh! eh! Com dois curros arruma-se o dobro das bestas. Cumpts.
ResponderEliminarA censura chegou ao Bic Laranja?
ResponderEliminarRaios. E eu que deixei aqui um valente comentário, na madrugada de sábado, e não o vejo! Fugiu!
'Tá mal! É que 'tá mesmo mal!
Tenho dito.
Lamento, mas não recebi o seu comentário. Se tiver que censurar comentários basta-me ingorá-los. :) Cumpts.
ResponderEliminar