Dantes era costume irmos passar as tardes de domingo a Odivelas com a tia Etelvina, o tio João e os primos. Normalmente íamos para lá de autocarro; no regresso, tornávamos muitas vezes de táxi por causa dos atrasos nas despedidas que eram pouco propícios aos horários da Carris. Quando lá íamos, em geral descíamos no Senhor Roubado, muito embora o autocarro fosse para Odivelas. Mas como por mais uma paragem acrescia uma zona suburbana…
O curto pedaço de estrada nacional entre o Senhor Roubado e Odivelas era assim palmilhado a pé mas sem cansaço; de mais a mais atravessava quintas e campos semeados, e eu, que sempre gostei de aventura, era com prazer que me empoleirava no colector de águas que acompanhava a velha estrada; e lá seguia, atrás do meu irmão, observando dum lado e doutro da estrada o vale fértil que se espraia até Loures, e que hoje anda tão entupido por rodovias e cerceado por loteamentos assassinos. Pois desse tempo, nesses campos, aquilo que mais me lembra ver semeado era tomates. Tomates...
Recebeu este blogo um prémio: Blog[o] com Tomates. Gentileza da D.ª Luar d' As Luas da Gata Tata. A rememoração da história que contei acima veio-me disso e com ela faz este blogo agora mais jus ao prémio que, em alguma medida, me faz corar… Como um tomate.
Fotografias do padrão do Senhor Roubado (A. Serôdio, 1960) e do colector da estrada de Odivelas (A. Madureira, 1961) in Arquivo Fotográfico da C.M.L.
Revisto em 25/7 às 9h21 da noite em 12/IV/25 ao meio-dia.
Parabéns pelo prémio e pelo post.
ResponderEliminarObrigado! É muito amável. Cumpts.
ResponderEliminarA Luar está cheia de razão. Quem tem coragem de não chamar blogue ou blog à pagina pode não estar à la page (provocação), mas revela os ingredientes reconhecidos. Abraço
ResponderEliminarAh! Ah! Não será caso para tanto. É? Cumpts. :)
ResponderEliminarOlha o senhor roubado... Uma pérola entre arrabaldes. ;)
ResponderEliminarÉ verdade! Cumpts. :)
ResponderEliminarCaro amigo, só hoje li este seu artigo e foi com saudades que recordei tempos antigos, um beijinho muito grande para si.
ResponderEliminarLuar