Houve tempo em que comprar um canudo seria impensável. Porque seria impossível. Quem no tentasse arriscaria imenso e nem sei a fortuna que custaria. Um canudo era mercadoria que só se vendia ao preço de estudar. Nessa medida havia um mínimo a pagar. Havia um mínimo até para ter direito a pagar...
Hoje, os mercadores de canudos cujo comércio foi publicamente afirmado pelo ministro da tutela como «absolutamente inqualificável e [devendo] merecer uma reprovação moral seriíssima»; os merceeiros de certidões de doutor ou engenheiro a preços de saldo sob cuja cabeça pende um processo de encerramento compulsivo por «manifesta degradação pedagógica»; hoje, dizia eu, esses vendilhões de feira mascarada em academia entregaram ao sr. ministro uns documentos atestando a viabilidade financeira do negócio. A viabilidade financeira!...
Estranhos pedgogos estes que me parecem ensinar que em havendo dinheiro se pode pagar até o mais medonho desprestígio pedagógico e moral.
Imagem de Lusitania Postcards.
quinta-feira, 5 de abril de 2007
Canudos, Lda.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Mas...mas...mas Sig. Bic, os canudos podem-se comprar? Oh diabo! Obviamente estou a brincar, esse nefando comércio existe ha séculos. Querem apostar que os falsos Drs., que pagaram uma pipa de massa para terem o canudo, vao ficar à sombra sem se queimar? Boa Páscoa a todos!
ResponderEliminarA educação é um negócio muito rentável.Assim como a formação profissional. Não se trata de aprender mas de acumular diplomas, papéis de duvidosa qualidade e não só. Temos uma triste classe política e técnica. Felizmente há excepções (na técnica, na política não conheço casos).
ResponderEliminarBoa Páscoa Scarlata.
A instrução (chamam-lhe agora educação ou formação) da gente e dos nossos vindouros é algo sério demais para ser encarado como uma zona de comércio livre. Boa Páscoa a ambas.
ResponderEliminarOlha a Faculdade de Letras de Coimbra, com as 4 estátuas aos 4 alunos reprovados até hoje! (piada local...)
ResponderEliminarConfesso a minha ignorância. Erguer-me-ão uma estátua...? Cumpts.
ResponderEliminar