| início |

sábado, 24 de fevereiro de 2007

Hotel Aviz

 As notas de viagem de Jean Howard (Travels with Cole Porter, Harry N. Abrams, Nova Iorque, 1991) referem o Hotel Aviz, os Gulbenkian e o rei de Itália. Pela entrada de 12 de Abril calculo que a fotografia de Cole Porter na Torre de Belém seja desse dia.


9 de ABRIL: Chegámos a Lisboa. Hotel Aviz - pequeno, encantador. Charlie [Feldman] ainda não muito bem disposto e queixando-se. Ele andou por todo o pequeno hotel vendo os quartos - são todos pequenos! Cole jantou connosco. Ambiente tenso. Charlie e eu passámos a tarde numa praia chamada Estoril, onde me pediu que por favor abandonasse a viagem.

10 de ABRIL: [Howard] Sturges partiu hoje para Paris por umas semanas. Prevê-se que se encontre connosco em Roma no dia 28. Almoçámos hoje com os Gulbenkian. Diz-se que são as pessoas mais ricas do mundo. A família aguarda aqui que o pai se fine. Ocupam todo o andar de cima do Hotel Aviz. Jantei com o Cole, o José Ferrer e o Charlie.


Hotel Aviz [à direita a R. Latino Coelho e a Maternidade Dr. Alfredo da Costa], Lisboa, 1961.
Artur Goulart, in Arquivo Fotográfico da C.M.L..


11 de ABRIL: O Charlie partiu hoje, tarde, para Paris. Almoçámos no Estoril. Tempo magnífico. Jantei sozinha e deitei-me cedo.

12 de ABRIL: Almocei com o Cole e o Bob Bray. Depois fomos passear. Adorei os coches antigos. Bebidas com com o Lord e Lady Radcliff. Jantar perto do Estoril. Apreciei hoje o Cole mais do que em qualquer outro dia desde que partimos.

13 de ABRIL: O dia mais extenuante que passei. Andámos quilómetros de carro. Abalámos do hotel ao meio-dia e meia e voltámos às 7h30 da tarde. Andámos quilómetros outra vez para ir jantar. Se vejo outra lagosta à frente bato nalguém!

14 de ABRIL: Uma visita ao local de filmagem de José Ferrer [Homens em Casca de Noz]. Pescadores vivem perto. Fotografei tudo.

15 de ABRIL: Espectáculo de fado organizado para o Cole [por uma pessoa de relações públicas]. Depois, Cole recebeu Eddie Fisher, Debbie Reynolds e a mãe, o pianista de Fisher e o seu agente para jantar. Depois de jantar o antigo rei Humberto de Itália veio cumprimentar Cole. Ele tinha muitíssimos bons modos e eu achei-o encantador. O rei nunca se sentou, o que significou que toda a gente teve que permanecer levantada. Graças a Deus ele só ficou vinte minutos. Tínhamos começado às 5h00 da tarde. Regressei ao meu quarto às 2h00 da manhã — exausta novamente.

16 de ABRIL: O Cole, o Bob Bray e o Henrry May foram hoje ao Buçaco. Passei o dia sozinha. Jantei sozinha esta noite.

17 de ABRIL: Finalmente aterrámos de novo em Madrid [...]


8 comentários:

  1. Finalmente Madrid? Ai a ingratatona!
    O Hotel Aviz era tão bonito!
    E meteram lá aquele mamarracho.
    Tem mais verbetes senhor Bic de Millet?

    ResponderEliminar
  2. Bic Laranja24/2/07 17:00

    E está outro na calha para o gaveto da 5 de Outubro, por isso apoquente-se. Verbetes só amanhã. Cumpts.

    ResponderEliminar
  3. Abril de 1955 - uns meses antes do falecimento de Calouste Gulbenkian. A dita família assim o esperava...

    ResponderEliminar
  4. Bic Laranja24/2/07 18:54

    Parece que sim. Noutro passo a Jean Howard conta que o sr. 5% viria a falecer uns seis meses após ela ter estado em Lisboa.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  5. Bic Laranja25/2/07 13:49

    Não, ainda é hoje. ;) Cumpts.

    ResponderEliminar
  6. Hoje, o amanhã de ontem!:)

    ResponderEliminar
  7. Bic Laranja25/2/07 19:14

    Sim. Claro! Cumpts.

    ResponderEliminar