| início |

sábado, 10 de fevereiro de 2007

Escola primária elementar n.º 14?

 Agora que já pus no título surge-me a dúvida se era a 14. Ponho um ponto de interrogação, para já…
 O escritor Saramago conta nas Pequenas Memórias que andou lá. Ele não a identifica mais que a escola do Largo do Leão — acho eu que não, mas hei-de ver. Em boa verdade nem sei se era naquela casa. Cuido que quem me disse que também lá andou haja dito que era ali, senão como formaria eu a ideia?
 Hei-de cá tornar com certeza…

Largo do Leão, Lisboa (E.Portugal, 1946)
Largo do Leão, Lisboa, 1946.
Eduardo Portugal, in Arquivo Fotográfico da C.M.L.

32 comentários:

  1. Em 1910 não existia ainda. Noutro roteiro que tenho, não constam as primárias, elitistas dum raio. A actual 14, já com nome recauchutado Para Leão de qualquer coisa, é vizinha da embaixada da Rússia. É um edifício muito feio e nada prático para escola primária.
    Mas também vou procurar.
    Cumprimentos Dom Bic Apache:)

    ResponderEliminar
  2. Bic Laranja10/2/07 15:04

    Obrigado pela informação. Cumpts. :)

    ResponderEliminar
  3. Fernando C.10/2/07 23:51

    Era a Nº14,sim!
    O director chamava-se Leonel Trindade;ele e os professores fazem saudade:Dona Ema,Tereso Gomes...
    Era o meio dos anos quarenta e eu andava lá...Grato pela recordação.
    Cumprimentos.Fernando C.

    ResponderEliminar
  4. Elá falta-me o "jornal do contribuinte" ou "como raio se chama"... esta memória está do pior....

    ResponderEliminar
  5. É mesmo a antiga escola do Largo do Leão, a mãe de uma amiga minha era lá professora nos anos 80 aquilo estava decrépito. Mas pelos visto em 1946 não estava muito melhor.

    ResponderEliminar
  6. Então esta é mesmo do seu tempo, amigo Fernando C. // Luar: há-de aparecer... :) // Sempre havia menos trânsito D. Rosa. // Cumpts.

    ResponderEliminar
  7. A nova escola 14 começou a funcionar em 1987. Presumo que a antiga tenha estado a funcionar até então.

    ResponderEliminar
  8. Bic Laranja12/2/07 23:32

    Provavelmente. Obrigado!

    ResponderEliminar
  9. Olá! Fielmente posso dizer, que eu fui uma das primeiras crianças a frequentar a escola n.º14 do lardo do leão, o edifício novo. Quanto, sei, o edificio antigo, pertencia aos bombeiros e foi desactivado por não ter condições de seguranças. na altura de 1985/1986, foi o ultimo ano a leccionar aulas, que coincidiu com a minha 1ª classe.

    ResponderEliminar
  10. Obrigado pelo seu testemunho. E parabéns pelos 30 anos. Cumpts.

    ResponderEliminar
  11. gostava de saber como chamava a professora que e´mãe da tua amiga.Eu frequentei essa escola nos anos 80e81 e procuro uma prof.chamada Cludina se souberes algo tel 965456429

    ResponderEliminar
  12. Eu deixei essa escola em 1982 e fiquei com muitas saudades. A degradação que é referido talvez não corresponda a verdade e tenho pena que esse individuo escritor com alguma fama tenha frequentado essa escola.

    ResponderEliminar
  13. As coisas que eu descubro por aqui....

    Coisas maravilhosas como esta imagem.... Afinal estudei na mesma escola que o EX ' SR. José Saramago e não sabia, tive como professora ate a 3a classe uma professora chamada Alda e depois na 4 classe um terror de professor que ninguém gostava que todos tinham medo enfim.... se fosse nos dias de hoje e por tudo o que ele fazia que s]o visto era atirado pela janela fora, uma recordação péssima para mim e para todos os colegas que lá andavam pois aquilo não era um professor era um animal autentico e tinha como nome AMÉRICO

    ResponderEliminar
  14. americo antunes? foi o meu professor primario de 1985/1989. muito bom professor a nivel de leccionar mas muito violento:-( levei muitas reguadas:-(

    ResponderEliminar
  15. fernando silva28/3/16 19:45

    Também andei nessa escola tendo tido como professor o Sr. Tereso Gomes com o seu ponteiro que me massacrava as orelhas e a sua régua com a qual nos deixava as mãos a arder. Lembro-me ainda de nos escondermos para ele não nos ver na rua. Isto porque ele com o seu chapéu à diplomata chegava sempre antes de tocar a campainha e queria que estivesse-mos na sala e não na rua.Tenho ainda uma foto desses tempos.

    ResponderEliminar
  16. Bons tempos, hem!Cumpts. :)

    ResponderEliminar
  17. Bons tempos, hem!
    Cumpts. :)

    ResponderEliminar
  18. gostaria de encontrar alguém da classe do Tereso Gomes de 1945.

    ResponderEliminar
  19. Joaquim Antunes29/11/16 19:02

    Frequentei a Escola Primária do Largo do Leão de 1953 a 55 ,em 56 foi toda a turma da professora D. Ermelinda inaugurar ,então já na 4a. classe ,a primária do Bairro Social do lado do Liceu Filipa de Lencastre.

    ResponderEliminar
  20. Muito obrigado do testemunho!
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo1/4/18 19:10

    É de facto a nº 14. Depois da primavera um senhor com umas embalagens de licor colorido vendia em copinhos .Bebiamos se tinhamos dinheiro, o que acontecia se juntassemos os tostões. Não sei fala disto mas gostaria que me enviasse alguma foto tirada na escola pelos anos de 1947 at´e 1951. Não tenho as datas muito certas . Gostaria de contactar e partilhar memórias

    ResponderEliminar
  22. Fernando Oliveira22/10/18 16:32

    Boa tarde

    Fiz a instrução primária nessa escola, escola masculina nº 14, o director e meu professor durante os 4 anos - até 1974 foi, salvo erro, Rui Oliveira.
    Também tinha um ponteiro em bambu e uma régua feita com uma tábua de um caixote de bananas, segundo ele.

    ResponderEliminar
  23. Hugo Henriques12/11/18 15:32

    Boa tarde Luís Moreira,
    Fomos de certeza colegas pois também estive nessa escola no final dos anos 70 e início dos anos 80 e a minha professora era a Dona Claudina. Lembro-me vagamente de um professor chamado Américo. Uns anos mais tarde fui visitar a mesma professora, já com muita idade mas a leccionar na escola nova, que é quase em frente. O meu telefone é o 938361166. Dos colegas de primária, o único com quem me dou é o Alfredo. Um dia destes encontrei o Paulo Antão, reconheci-o assim à primeira, mas depois não voltei a vê-lo.

    ResponderEliminar
  24. Hugo Henriques12/11/18 16:06

    Caros amigos,
    Frequentei esta escola, penso que de 1978 a 1982. Tenho uma ideia, uma forte convicção de que o nome da escola era antes Escola Básica nº 2 de Lisboa, conhecida por Escola primária do largo do Leão, e não número 14. Mas nisso não insisto. O número 14 apenas não me diz nada. A minha professora era a Dona Claudina e recordo-me vagamente da existência nas instalações de um senhor chamado Américo, mas não tinha a ideia, até ler aqui os comentários, que fosse um professor. Visitei a professora Claudina alguns anos depois, ainda a leccionar, na escola nova do Largo do Leão. Ela já tinha muita idade, duvido que seja viva hoje. A Escola primária do Largo do Leão, onde eu andei, já era mista, nem eu sabia na altura, como criança, que existiram escolas separadas anteriormente. A Escola era velha, o pavimento em tábua de madeira castanho escuro. a Entrada era umas escadas em pedra, ladeadas por uns muretes largos que serviam de escorrega (Hoje há duas rampas laterais, preparada para deficientes). Fui visitar a escola hoje mesmo. Está lá um externato, uma escola profissional particular que sucedeu à Universidade Lusófona (penso que pertence ao mesmo grupo empresarial). As grandes portas de madeira estão pintadas de azul, nota-se que são as mesmas pois a madeira está no fim de vida, já podre, mas disfarçada por debaixo de uma pintura bem espessa e brilhante. No interior há um elevador que não existia e o pavimento está forrado de um linóleo amarelo, tipo borracha. No sítio onde antes eram as casas de banho (que nunca conheci com água ou sabão) há um refeitório e as casas de banho são onde era (e ainda é) o pátio "recreio" de calçada (hoje muito pequeno, pois tem novas construções de salas de aula nesse espaço). As portas com a janela por cima, estão iguais. Na entrada do edifício, que era só um hall com acesso às escadas de madeira, hoje estão uma recepção moderna parecida com as dos consultórios. Naquela escola parti a perna quando estava na primeira classe, a brincar às cavalitas, caí na pedra da calçada do recreio e parti a perna. Fui levado ao São José numa ambulância daquelas pequenas, tipo carrinha, uma mercedes cinzenta com porta branca, da polícia. Em criança eu morava na Praça do Chile, quase que via a escola desde a janela do meu quarto, que tinha vista para a Rua António Pereira Carrilho e Largo do Leão.

    ResponderEliminar
  25. Era n.º 14 nos anos 40. Um comentário acima confirma-o.
    Obrigado do seu comentário!

    Cumpts.

    ResponderEliminar
  26. Afonso Alves Francisco28/12/19 23:51

    Vivo no Brasil desde 1.952 - Estudei nesta escola entre 1.943 a 1.946. Tenho fotos da minha turma dos anos 1943, 1.946 e uma 3ª, sem identificação do ano, que todavia só pode ser de 1.944 ou 1.945. Na escola eu era conhecido pelo nome de Chico.Anotei na foto de 1.943 alguns nomes de meus colegas, que agora estão já quase apagados, mas ainda me foi possível identificar os nomes: Vitor, Galvão, Soares, Flavinho e Barata. Se algum dos meus colegas ler isto e quiser falar comigo use o e-mail cascaisaaf@hotmail.com. Afonso Alves Francisco

    ResponderEliminar
  27. Vítor Martins24/10/23 21:28

    Andei nesta escola primária entre 1968 e 1972.
    Era, de facto, a Escola Masculina nr. 14.
    O meu professor era o Diamantino Trindade e o director o Rui Oliveira.
    O professor Diamantino era um grande pedagogo, com métodos criativos e originais.
    As instalações já então eram velhas e pouco funcionais.
    No pátio do recreio, o futebol (jogado com pedras da calçada) era o jogo mais popular.
    As caneladas e as boladas (pedradas para ser mais exacto) eram constantes e deixavam marcas por longos dias.
    Apesar de tudo, era um espaço de aprendizagem, convívio e crescimento.
    E já passaram , entretanto, mais de 50 anos….

    ResponderEliminar
  28. Rui Trindade Silva25/6/24 20:09

    Sim, confirmo que o Leonel Trindade (meu avô materno) foi diretor dessa escola.

    Muitas saudades ...

    ResponderEliminar
  29. Obrigado do testemunho!
    Cumpts.

    ResponderEliminar