| início |

sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

Olhò comboio!

 Em menino gostava muito de comboios. Conseguia vê-los lá muito ao longe, em Chelas, desde a janela das traseiras da minha casa. Via três pontes: duas, o comboio passava por cima; a outra lá mais para Marvila, passavam carros por cima e os comboios por baixo. Ouvia-os apitar: TÉÉUUM. TÉÉÉUUUM. Conseguia até ouvir os trrins da passagem de nível lá em Chelas. Se passasse um de mercadorias contava quantos vagões tinha, mais a máquina. Gostava dos vagões: os de levar carros, os de levar areia, os de mercadorias... Quantos mais vagões tivesse o comboio, mais contente ficava. Não achava era tanta graça àqueles comboios cinzentos, de passageiros, só com três carruagens.
 Quando via passar um comboio eu cantarolava:
 — O-lhò comboi-u! O-lhò comboi-u!
 O Luís Manuel morava no andar de baixo e não podia vê-los do quintal. O muro era alto e a figueira no quintal atrás (era a horta entaipada da D. Ludovina mas toda a gente dizia quintal) tapavam-lhe a paisagem.
 Houve um dia que o Luís Manuel foi buscar um banco e uma cadeira e conseguiu ver por cima do muro. Por uma nesga abaixo da figueira conseguiu finalmente ver um comboio. A partir daí cantarolávamos os dois:
 — O-lhò comboi-u! O-lhò comboi-u!
 Em menino eu queria ser maquinista dos comboios quando fosse grande




A partir de agora, os três primeiros voluntários que quiserem podem entrar no jogo e contar o queriam ser em pequenos quando fossem grandes, podendo disso dar aqui notícia. 




Imagem em ...

14 comentários:

  1. O Caruga... A minha avó...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Bic Laranja6/1/07 00:10

    Ó grande amigo! Gosto em ver-te por cá... Um abraço :)

    ResponderEliminar
  3. Pouca terra, pouca terra...ú,ú
    Sempre adorei comboios. E ainda exerço. Ó senhor Bic, mas aqui no blog é uma espécie de maquinista da coisa:) Bela história!

    ResponderEliminar
  4. A T, como de costume viu tudo: ia justamente sublinhar o modo como esta grande composição que é o Blogo é mantida na linha pelo Caríssimo Bic. Fico é com receio do que possam dizer os psicanalistas freudianos e entusiastas respectivos, pois já se sabe qual é a simbologoa comboiesca... grande postal, mil graças.

    ResponderEliminar
  5. Eu em menina queria ser bailarina, veterinária, violinista, embaixadora e hospedeira. Assim de repente é do que me consigo lembrar.- "The world was not enough". :-)
    ... Isto sem contar, que também queria ser como a morena gira das Charlies angels, o que faria de mim uma investigadora.(?);-)

    ResponderEliminar
  6. ò Scarlata, essa morena era a melhor das três!!
    Fazia de ti uma investigadora aventureira, acho eu:)

    ResponderEliminar
  7. Bic Laranja7/1/07 12:22

    Obrigado Dona T.; o blogo é afinal um 'comboio' de pequenos escritos! // Na verdade esta linha não passa dum ramal sme importância, caro Paulo. Mas obrigado à mesma! Do Freud e sucessores demos graças por ter havido a revolução industrial e os comboios, fora isso ficaríamos amputados de muita teoria. // Cumpts.

    ResponderEliminar
  8. Bic Laranja7/1/07 12:31

    Obrigado Scarlata! Talvez acrescente ao que diz a Dona T. o voluntariado, dado que amavelmente se voluntariou a prosseguir o jogo; na verdade o mundo parece demasiado pequeno... // Obrigado e cumpts.a ambas.

    ResponderEliminar
  9. Eu queria ser astronauta! Não faço a mínima ideia o porquê de tal motivação, mas queria!
    Sempre gostei das "coisas" do espaço. Os legos com que brinquei eram os do espaço, daqueles que tinham umas bases com crateras e tudo!

    ResponderEliminar
  10. Explica-me ( como se eu fosse muito burra) como posso participar, ok?
    becitos

    ResponderEliminar
  11. ..errrr na pressa de contar o que queria ser, esqueci-me de dizer ao senhor Bic que o seu conto é lindo, eu adoro este tipo de recordações. ;-)


    P.S. Dona T eu sou mais gira (e modesta):-)'

    ResponderEliminar
  12. Bic Laranja8/1/07 22:17

    Obrigado pela colaboração, Pedro. O Espaço é um tema mui interessante. Cumpts. // Intemporal: o jogo consiste em dizer o que em menina queria ser quando fosse crescida. Pode fazê-lo aqui e/ou no seu blogo. Depois pode (se quiser) desafiar três pessoas a fazê-lo e assim ir com o jogo por diante. Cumpts. // É muito generosa, Scarlata. Obrigado!

    ResponderEliminar
  13. não querendo estragar a magia de todas as pequenas histórias, eu sempre gostei de carros, mas nunca quis ser corredor como todos os meus colegas. colecionava carros de toda a espécie e guardava-os religiosamente, o que mais gostava era de os trocar, fartava-me daqueles com os quais brincava com relativa facilidade... não, nunca quis ser piloto, apenas trocar de carros, muitas vezes... com o tempo quis ser vendedor, ter o chamado stand.
    o tempo fêz-me a vontade. hoje, com 23 anos, sou ENFERMEIRO!
    não se pode ter tudo.
    bonito blog. parabéns.

    ResponderEliminar
  14. Bic Laranja10/1/07 00:01

    Obrigado por nos contar a sua história! Seja bem-vindo. Cumpts.

    ResponderEliminar