| início |

quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

Av. Guerra Junqueiro

 Aos meus bons amigos Fernando C. e Pedro Oliveira que comentaram o Posto 6 de maneiras distintas, remetendo porém ambos para a Av. Guerra Junqueiro: a entrada do Posto 6 da Caixa adivinha-se mais do que se percebe, logo após a esquina, sensivelmente diante do autocarro de 2 pisos; a Mexicana, topa-se-lhe o toldo à esquerda de quem começa a descer a Guerra Junqueiro; se já se chamava Mexicana desconheço.
 O postal é de 1959 (possivelmente tirado do alto do Ministério das Corporações em construção); a edição é de António Passaporte.
 Notai que nesta altura já os arruamentos laterais da Manuel da Maia haviam sido modificados em passeios e estacionamento.E a tabuleta do Restaurante Portugal parece-me que também... (cf. Posto 6).
Av. Guerra Junqueiro e Manuel da  Maia (A.Passaporte, 1959)

8 comentários:

  1. Sempre a mesma qualidade, deixo a sugestão dum livro

    ResponderEliminar
  2. Zédepinho21/12/06 16:27

    Subscrevo na integra a sugstão do Tron. Qualidade e oportunidade, como Eras linda Lisboa!...
    Sinceramente só não gosto da designação Ministério das Corporações, com a devida vénia, mas cheira a bafio, ou será mofo?
    Um abraço e Boas festas

    ResponderEliminar
  3. A outra não consigo ver, mas valeu a pena esperar para ver esta.
    o que me comove é a quantidade de trânzito!
    No 1º quarteirão da Manuel da Maia vivia uma tia avó de quem muito gostava com um humor sarcástico como tenho conhecido poucos.
    Bom Natal

    ResponderEliminar
  4. Mexicana já se chamava. E já haveria quem lá fizesse as cadeiras - Mexicana I, Mexicana II, Mexicana Descriptiva, Comida e Bebida, etc. como mais tarde aconteceria com este seu amigo.
    Já vi que tenho bastante com que me regalar por aqui, no meu regresso às lides.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  5. A fachada quase parece ter um rosto humano...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Bic Laranja22/12/06 11:36

    Obrigado Tron! Orgulha-me ouvir isso. // Obrigado também a ti meu caro amigo Zé; a designação bafienta justifica-se plenamente pela data da fotografia (1959). Quanto ao mofo corporativo já temos conversado... Um abraço e Boas Festas. // Prazer em conhecer a sua tia, D. Marta. Humor sarcástico é marca de elevada civilização. Quem me dera eu possuí-lo. Bom Natal! // Regalo-me eu com o seu regresso e com o seu pertinente comentário. Abraço, Manuel. // Com chapeuzinho, não caro Paulo? Cumpts.

    ResponderEliminar
  7. Mais uma bela foto da minha cidade. Descobri a Guerra Junqueiro hà pouco tempo. Tem uma particularidade interessante. Parece um Centro Comercial Colombo mas... na forma arejada de rua... Tem quase todas as lojas das grandes cadeias que normalmente só encontramos nas grandes superfícies. Tenho um postal desta colecção da Praça do Arieiro. Também "descoberto" este ano. Muito bons.

    ResponderEliminar
  8. Bic Laranja22/12/06 12:10

    Se não fosse pela imensidão de carros teríamos mais ruas comerciais assim. Assim as ruas ficam para os automóveis e quem quer ir às compras é remetido para centros comerciais fechados. Cumpts.

    ResponderEliminar