Um bom amigo que tenho, sempre mui atento, disse-me simpaticamente a propósito do Expesso, que me esquecera eu de dar ao rol do saco de plástico um cartãozinho de grandes descontos.
Tentando colmatar a falha, cá deixo o cartão do saco plástico de ontem. E como o sei sensível ao Português, só espero que ele dê um descontozinho a 5 Vez[es] 2 Bilhetes com maiúsculas. Já conto menos é que ofereça até € 11,00 em preposições aos Produtos Bar ou que deixe de cobrar o preço normal das orelhas de burro ao ilustre xeque, i.e. Xeke, que redigiu o cartãozinho.
Já agora (e correndo o risco de parecer presunçoso):
ResponderEliminarxeque: lance no jogo do xadrez, que consiste em colocar o rei adversário em posição de ser tomado na jogada seguinte, obrigando o adversário a efectuar uma jogada a contrariar esse ataque;
chefe árabe;
cheque: ordem de pagamento para ser feito ao portador ou à sua ordem;
Fonte->http://www.priberam.pt (http://www.priberam.pt)
um abraço e parabens pelo blog
Meu Caro Bic Laranja:
ResponderEliminarEntão não se está mesmo a ver que a oferta se refere ao famoso filme de Rudolfo Valentino, em que ele interpreta um Xeque? O "k", já se sabe, faz parte da grafia do "mundo radical". Temos de nos actualizar! Abraço.
Respondendo a ambos: temos então que o Rudolfo Valentino era um xeque, perdão, 1 xeke radikal, que oferecia 'Produtos Bar' a quem pagasse por cheque '2 Bilhetes' para ver os filmes dele no cinema da Quinta Vez. Já se vê: é um desconto das arábias. Cumpts. a ambos, obrigado. :)
ResponderEliminarVou já vaskulhar no sako. Não kero perder um deskonto tal! Ou será ke são ofertas? Abraço
ResponderEliminarAh, ah, ah! Seque mate!
ResponderEliminarxeque ataque no xadrez que coloca o rei o preigo de xeque-mate vem do árabe sheik-mat ou shat-maht
ResponderEliminar(o rei está morto).
O xadrez foi uma uinvenção a´rabem e teve grande divulgação nos almoadas e nos seljucidas (os primieros dominaram a península ibérica)
Cheque vem do ingles to check : verificar ou checked verificado quando um cleinte do banco tem crédito para pode fazer o levantamento duma detrimada quantia
assim xeke éuam mistura do aportuguesamento de Sheike que é Xeque, t´tiulo nobliárquico islámico ainda usado nos nómadas do norte de África, nobreza sedentária de Marrocos e nas monarquias na peninsula Árabica excepto na Jordânia e também é usada pelos nómadas na mesma região com a palavra bancária cheque cuja origem etimonológica ja expliquei em cima.
Não perka, não perka, Manuel. // Ou cheque mate, Joaquim. // Obrigado pela detalhada explicação, Tron. // Cumpts. a todos.
ResponderEliminarAo ponto a que chegámos! Miséria negra.
ResponderEliminarSerá da nova pedagogia? Cumpts.
ResponderEliminarMas ninguém prende estes analfabrutos...
ResponderEliminarNão. Faziam falta para o «coiso» cacográfico.
ResponderEliminarCumpts.