A igreja de São Salvador de Chora (mesquita Kariye) tem dos mais belos mosaicos [e] frescos e bizantinos. As primeiras fundações da igreja são do séc. VI mas a decoração é de 1316-21. Chora (Cora) significa campo e a fotografia mais abaixo ainda aparenta o que o nome sugere.
Os otomanos acrescentaram-lhe uma almenara e transformaram-na em mesquita.
Mosaico da genealogia de Cristo na cúpula do nártex int., Museu de Chora, Istambul (foto: Dimitri B.)
Mesquita Kariye (Igreja de São Salvador de Chora), Istambul, [s.d.].
[Fonte: Universidade de Columbia.]
Meu Caro Bic Laranja:
ResponderEliminarBelíssimo o mosaico. Assim visto talvez parecesse ser outro o suporte da representação, madeira dourada, por exemplo. A basílica mesquitada tem beleza própria e notável combinação com o enquadramento. Quanto ao minarete, esqueça. Parece uma torre de comunicações pós-moderna. Já vi muito melhores.
Abraço.
Esta igreja não é grande; situa-se no limite da antiga Constantinopla, a 50 m. da muralha. Tem razão sobre o minarete. Cumpts.
ResponderEliminarPonha Constantinopola no postal, como aliás diz aqui no seu comentário, por amor de Deus! A outra palavra não se diz nem se escreve...
ResponderEliminarSaudações!
Errata e nota: Constantinopla e referia-me à legenda das fotos. Abraço.
ResponderEliminarCompreendo o seu sentimento, caríssimo Mendo (eu também preferiria Constantinopla); mas em rigor trata-se de Istambul desde 1453. Na legenda das fotografias julgo que seria anacrónico usar Constantinopla. Não me leve a mal. Cumpts.
ResponderEliminarBelíssimo! E, ainda bem que não encontro uma referência aqui a Fátima... neste dia... é que já desespero com isso, pelo Blogues por onde passei, só falavam de Fátima...(eu sou Católica, mas...)
ResponderEliminarGrata pela partilha ;)
Bj
Obrigado eu pela visita. Cumpts.
ResponderEliminar