— Ali o senhorio do 316, — dizia a vizinha encostada ao umbral, lenço preto na cabeça — o dr. Barroca, veio cá na outra semana com uns senhores que parece eram da Câmara.
Com as mãos atrás das costas, fitando com olhar vago o fim da rua, como que suspirou a que lhe estava diante:
— Diz que querem fazer a tal praça com arranha-céus aqui por cima, na quinta da D. Rita, não é verdade?
— Disso não sei. Ouvi foi à Ti Altina que iam pôr uma estrada nova para a Portela mesmo onde é a casa dela aí defronte. Olhe! Nem sei onde haveremos todas de ir parar!...
— Quem disse dos arranha-céus — meteu-se uma que estava à beira do passeio — foi o sr. Albino da loja lá em baixo, o outro dia que lá fui. Diz que foi o conde, que passou lá na loja e lho contou.
— Pchst! Olha que lá vem gente — interrompeu da estrada a que não se vestia de luto.
Av. Manuel da Maia [e terras da quinta do Areeiro]. Lisboa, 1945.
Fotografia: Eduardo Portugal, in Arquivo Fotográfico da C.M.L.
Nota: a panorâmica foi tirada para nascente, segundo me parece, desde próximo da vacaria do João do Outeiro; a estrada que corta a imagem deve ser um arruamento da actual Praça de Londres; a outra estrada que se desenha para ligar aos prédios é a Av. de Paris; o que se urbaniza lá longe é o troço final da Av. Almirante Reis acima da Praceta João do Rio; identifico os primeiros números da Av. de Paris e entre eles o nº 256 da Almirante Reis na esquina com a Rua Actriz Virgínia; o pitoresco aqueduto da antiga quinta do Areeiro deu lugar aos logradouros entre a Av. de Paris e a João XXI.
Assim se juntam notáveis peças da história da nossa cidade. Abraço
ResponderEliminarEste tricoteaste-o muito, muito bem. Um prolongado aplauso e um grande abraço.
ResponderEliminarPeças notáveis que se sucedem e consomem. Dez anos passados houvemos esta ( http://gasolim.blogs.sapo.pt/arquivo/841665.html ) desde ao pé do lugar do aqueduto. Cumpts.
ResponderEliminarObrigado pela paciência que dedicaste ao 'tricot'. Muitíssimo obrigado pelo comentário! Outro igual...
ResponderEliminarA minha zona, portanto! :)
ResponderEliminarVizinhas! Não passamos sem elas! ;)
ResponderEliminarExactamente caro Pedro Guedes! A vários títulos. Cumpts.
ResponderEliminarQue seria de nós sem elas, Caiê e Pug... (Disse dia mundial mas era europeu. É aqui http://olissipo.weblog.com.pt/arquivo/2006_05.html#232883 . Para o caso tanto dá.) Cumpts.
ResponderEliminarMeu Caro Bic Laranja:
ResponderEliminarIsto é que é trabalho de restauro, com exaustiva busca dos materiais adequados! Achei deliciosa a representação pretérita da Praça de Londres, porque muito mais feliz e descritiva. Não é lá que fica o Ministério do Emprego?
Abraço.
As coisas que uma pessoa aprende por aqui!! Eu sabia lá que a igreja onde as minhas manas casaram, eu e o meu sobrinho (ao mesmo tempo) e mais tarde a minha filha fomos baptizados era uma vacaria!!! Por essas e outras eu tenho a mania dos animais...
ResponderEliminarSim Paulo, o Ministério do Trabalho (ou do emprego, se prefere) é na Praça de Londres. Há uma fotografia dele algures no Bic Laranja. Obrigado pelas boas palavras, é muito amável. Cumpts.
ResponderEliminarRepare! Havia no lugar da igreja uma vacaria, mas a igreja foi erguida de raiz. Mas dá no mesmo. Eu também fui lá baptizado. Cumpts.
ResponderEliminar... "Ministério das Corporações", se faz favor...
ResponderEliminar;)
Um conceito quase totalmente banido; no entanto ouço falar em 'lobbies' e até já lhe aportuguesaram a grafia. A linguagem esclarece muito sobre... modas. O que publiquei afinal era sobre mamarrachos: http://biclaranja.blogs.sapo.pt/arquivo/681879.html . Obrigado e cumpts.
ResponderEliminarVoltei!!! A minha Avó vivia no "Arranha Céus" último andar por cima da cervejaria Munique... Ainda lá fui até aos 3/4 anos! Já sei, já sei!!!!!
ResponderEliminarÀ cervejaria?!... Cumpts. :)
ResponderEliminarFenomenal, sempre quis localizar esta fotografia e nunca tinha conseguido! Muito obrigado!
ResponderEliminarDe nada.
ResponderEliminarObrigado eu, do seu apreço.
Cumpts.
Rectificando.
ResponderEliminarhttp://biclaranja.blogs.sapo.pt/202281.html