[….] 26.3 km Sintra.
« Sintra, vila de 7979 hab., sede de conc. e de com., sit. a uma alt. de 207 m. na vertente N. da Serra de Sintra, numa situação admirável de beleza e de pitoresco, é uma das estâncias do país mais frequentadas durante a estação calmosa e um dos centros de turismo de maior fama em toda a Europa.»
Excerto: Raúl Proença, Guia de Portugal, 1.º v., Generalidades; Lisboa e arredores, 1.ª ed., Lisboa, B.N., 1924, p. 493. [Reed. da Fundação Calouste Gulbenkian, imp. 1991, que reproduz fielmente a 1.ª ed. de 1924].
Bilhete Postal: Cintra — Vista Geral do Castelo dos Mouros, Portugal. Union Postale Universelle, ed. Marques, n.º 25, circulado para a Aveiro em 15 de Março de 1914. Col. pessoal.
Adoro ler cartas e postais antigos. Nunca poderia coleccionar este tipo de coisas por achar que está ali contida uma boa parte do espírito da pessoa que as escreveu, adoro apreciar a letra, as intenções, as relações.
ResponderEliminarSão belos pedaços de história(s)...
Esse espírito que refer vivifica os vestígios do passado. Anima-os... Cumpts.
ResponderEliminarÉ muito giro, eu adoro coisas antigas. Tenho os postais de namoro dos meus avós (anteriores a 1900) e cartas do Humberto Delgado pra o marido da minha mãe e muitas coisas que acho delicioso ler.
ResponderEliminarSendo o percurso a Queluz e Sintra pela estrada ordinária, o corolário havia de ser "chegámos bem"; afortunadamente tenho um curioso postal de Sintra, antigo, dizendo exactamente isso. Obrigado pela visita. Cumpts.
ResponderEliminarSintra, sem dúvida, um dos meus locais preferidos em Portugal! Cartas antigas, um pedaço da alma... Muitas havia em minha casa, fruto de seis anos de separação dos meus avós. ;)
ResponderEliminar"Pedaço de alma" é uma expressão também assenta bem em Sintra. Obrigado pelo seu generoso comentário. Cumpts.
ResponderEliminarMeu caro Bic Laranja
ResponderEliminarO postal é fabuloso. Então o pormenor da data, que me é particularmente grata...
Melhor que isto, só mesmo 10 olhos por 3 dinheiros.
Um abraço
Caro Adelino: uma coincidência com o bom augúrio de 10 olhos por 3 dinheiros; oxalá possamos ir além da idade do postal... Cumpts. :)
ResponderEliminarMeu Caro Bic Laranja: guardo ainda recordações de uma Sintra com sabor a outros tempos. Quando tinha cinco anos estive hospedado, durante três meses, com os meus Pais, num edifício glorioso, o Hotel Neto, de saudosa memória, que então laborava em pleno e hoje julgo arruinado. Mesmo junto ao Palácio.
ResponderEliminarAinda bem que a Albertina foi tranquilizada. Era quando os afectos se sabiam exprimir.
Abraço
E hoje é tudo por sms. Onde irá parar a memória futura? Cumpts.
ResponderEliminar