« A Avenida de Fontes Pereira de Melo termina na rotunda da Praça do Duque de Saldanha, cercada de heterogéneas edificações, e a meio da qual se ergue o monumento ao Duque de Saldanha.
A pedra fundamental do monumento, cuja parte escultural é de Tomás da Costa e a arquitectónica de Ventura Terra, foi lançada em 1904 tendo-se inaugurado em 1909. A estátua, que representa o marechal de pé, com a mão direita apontando na direcção do S., assenta sobre um pedestal dórico de base quadrangular flanqueado de colunas com capitéis canelados. À frente da estátua, na base, a figura alegórica da Vitória, de bronze, nas outras faces panóplias ornamentais pendem da boca de leões, tudo de bronze.» (1)
Praça Duque de Saldanha, Lisboa, post 1909. [ao fundo a Av. de Casal Ribeiro].
Joshua Benoliel, in Arquivo Fotográfico da C.M.L.
Heterogéneas edificações é o que mais há na dita praça. Uma das mais modernas, de brônzeos vidros e enorme volume, abafa completamente o monumento aos olhares que possais atirar desde a Av. da República.
(1) Raúl Proença, Guia de Portugal, 1.º v., Generalidades; Lisboa e arredores, 1.ª ed., Lisboa, B.N., 1924, p. 251. [Reedição da Fund. Calouste Gulbenkian, imp. 1991, que reproduz fielmente a 1.ª ed. de 1924].

Vim cá deixar-lhe este site http://www.misteriojuvenil.com/piratas_momentomagico.htm Para quem gosta de recordar. Cumprimentos e bom fim de semana
ResponderEliminarÉ muito amável, obrigado! Já em tempo fui lá dar, mas ultimamente andava esquecido. Vi agora que lá há novidades. Bem lembrado. Cumpts.
ResponderEliminar